Linnpy

G
G1
4h

Com estoque baixo, Banco de Leite de Passos precisa de doadoras; veja como doar no Sul de MG

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Com estoque baixo, Banco de Leite de Passos precisa de doadoras; veja como doar no Sul de MG
Leite doado é usado para a alimentação de bebês das UTIs Neonatais. Situação do banco de leite humano no Sul de Minas é considerada crítica
O Banco de Leite Humano de Passos (MG) está com dificuldades para manter o estoque. Atualmente, há no local 1,8 litro de leite pasteurizado. O mínimo necessário para atender a demanda da UTI Neonatal da Santa Casa seria 2 litros por semana.
A data de 19 de maio é dedicada ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano. Veja abaixo os locais para doação no Sul de Minas.
? Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
É comum o estoque ficar zerado, situação que compromete o atendimento na UTI Neonatal. Nesses casos, os recém-nascidos são alimentados por fórmulas, o que não é recomendado para a flora dos prematuros porque pode causar muitas intercorrências no intestino do bebê.
“Nós lidamos diariamente com essa situação, estimulando a produção internamente com as próprias mães que estão com seus bebês aqui, fazendo ordenha à beira do leito. Mas, infelizmente, ainda não é uma produção que atenda a nossa necessidade”, afirmou a coordenadora do Banco de Leite de Passos, Alessandra Sarno.
Bancos de leite precisam de doadoras
Reprodução / TV Tem
Onde doar
A doação de leite materno aumenta as chances de recuperação e sobrevivência de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais.
Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação.
No Brasil, há mais de 200 pontos de coleta que integram a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), e integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC).
Veja abaixo pontos de coleta de leite no Sul de Minas segundo a rBLH:
Alfenas - Hospital Universitário Alzira Velano - Rua Geraldo Freitas da Costa, nº 120 - Cruz Preta - telefone: (35) 3299-3620.

Alfenas - Posto de Coleta Santa Casa de Alfenas - Rua João Paulino Damaceno, 1.193 - Santa Rita - telefone: (35) 3292--5088.
Como funciona: o processo começa quando uma mãe decide doar seu leite excedente e é cadastrada no posto a partir da avaliação de seus exames pré-natais e de seu histórico médico. Uma vez confirmado que a condição da doadora é adequada, ela recebe orientações e um kit para coleta, composto por uma bombinha manual que auxilia na extração do leite, potes de vidro para armazenagem, toucas, máscara e um manual com detalhes sobre o processo. A doadora, então, armazena o leite coletado no congelador de casa e, semanalmente, o entrega à equipe de coleta da Vida Viva. O leite coletado é encaminhados ao banco regional de leite, em Varginha, que realiza os processos de análise e pasteurização. Parte do leite já beneficiado volta para Alfenas e é utilizado para alimentar bebês internados na UTI Neonatal.

Passos - Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia - Rua Santa Casa, nº 164 - telefone: (35) 99780-2240 (também é WhatsApp).

Pouso Alegre - Rua Comendador José Garcia, 777 - Centro - telefone: (35) 3429-3276.

São Lourenço - Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital São Lourenço - Rua Madame Schimidt, s/nº - rua da Faculdade de São Lourenço - telefone: (35) 3339-2060.
Como funciona: A doação é cadastrada após a mãe que estiver amamentando passar por consulta médica no Posto de Coleta e, assim, ser detectado o excesso do leite - que, então, pode ser doado. O leite recebido é encaminhado ao Banco de Leite Humano de Varginha, que faz a devida preparação do produto, devolvendo-o ao Hospital São Lourenço, para que seja oferecido aos bebês atendidos na UTI Neo. Após a primeira consulta, as mães não precisam mais ir ao Posto de Coleta para doar: com a orientação de profissionais da Unidade, o leite doado é obtido nas próprias residências das puérperas. Através do Projeto “Bombeiro Amigo do Peito”, o Pelotão do Corpo de Bombeiros de São Lourenço faz o transporte do leite doado até o Posto de Coleta.

São Sebastião do Paraíso - Praça com João Pio F Westin, nº 92 - Mocoquinha - telefone: (35) 3529-1300.

Três Corações - Posto de Coleta Fundação Hospitalar São Sebastião - Rua Pedro Bonesio, nº 236 - Centro - telefone: (35) 3239-3960.

Varginha - Avenida Rui Barbosa, nº 158 - Centro - telefone: (35) 3690-2001.
Poços de Caldas não tem posto de coleta de leite cadastrado na rBLH. O g1 questionou a prefeitura sobre a falta do serviço e aguarda um posicionamento.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar