Linnpy

G
G1
4h

Cães terapeutas visitam hospital e ajudam na recuperação de pacientes em Manaus

Cães terapeutas visitam hospital e ajudam na recuperação de pacientes em Manaus
Ação teve como objetivo contribuir para o bem-estar emocional e físico de pacientes internados. Três cães da raça Golden Retriever visitaram o Complexo Hospitalar Sul
Antonio Lima/Secom
Três cães da raça Golden Retriever visitaram o Complexo Hospitalar Sul (CHS), em Manaus, na sexta-feira (23), como parte do projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA). A ação teve como objetivo contribuir para o bem-estar emocional e físico de pacientes internados.
Os cães Bono, Bela e Kira fazem parte do projeto AnimaPet, conduzido pela neuropsicopedagoga Samanta Jaime. Segundo ela, os animais passam por treinamento e acompanhamento de saúde para atuar em ambientes hospitalares.
“A interação com os cães melhora o estado emocional e favorece a recuperação dos pacientes”, explicou.
Durante a visita, os cães interagiram com pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde em setores específicos do hospital, selecionados com base em critérios de segurança. Unidades de internação foram priorizadas, enquanto UTIs e áreas com curativos extensos ficaram de fora.
? Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Pacientes relataram melhora no humor e sensação de conforto após o contato com os cães. A iniciativa deve continuar, conforme avaliações futuras, considerando os resultados observados e a receptividade dos envolvidos.
Salma Paiva, internada desde quarta-feira (21), contou que a visita dos cães trouxe leveza e conforto em meio ao momento difícil.
“Foi maravilhoso. Eu até me surpreendi, fiquei emocionada, porque meu semblante estava triste e, de repente, fiquei alegre e feliz. Passou uma energia muito positiva”, relatou.
A TAA é reconhecida como uma prática terapêutica complementar que pode reduzir estresse, ansiedade e favorecer a socialização em ambientes de internação.
Cães terapeutas levam alegria e contribuem para a recuperação de pacientes em Manaus
Antonio Lima/Secom

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar