Linnpy

G
G1
7h

Cerca de 38 mil pessoas têm diagnóstico de autismo no Piauí, aponta IBGE; homens são maioria

Cerca de 38 mil pessoas têm diagnóstico de autismo no Piauí, aponta IBGE; homens são maioria
Os dados foram divulgados pelo Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O mês de abril é voltado à conscientização mundial sobre os direitos de Transtorno do Espectro Autista (TEA); o que inclui o benefício que pode reduzir a conta de luz em até 65% para famílias de baixa renda com autistas.
Divulgação/ Equatorial
Quase 38 mil pessoas declararam ter recebido diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Piauí. Os dados foram divulgados pelo Censo Demográfico 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
Conforme o Censo 2022, os 37.856 piauienses com diagnóstico de TEA correspondem a 1,2% da população do estado.
No Piauí, a prevalência foi maior em homens (1,5%) do que em mulheres (0,8%), totalizando 23.978 homens e 13.878 mulheres com diagnóstico declarado. Além disso, o autismo é predominante em crianças, com 16.354 menores de 0 a 14 anos diagnosticados.
Quando analisados por cor ou raça, os dados apontam que a maior proporção foi registrada entre pessoas que se declararam indígenas (2,3%), seguidas por brancas (1,3%), pardas (1,1%), pretas (1,0%) e amarelas (1,0%).
No Piauí, pessoas com autismo têm maior taxa de escolarização que a média da população
Ainda segundo o Censo 2022, no Piauí, 43,52% das pessoas com autismo estão inseridas no sistema educacional. O índice é superior ao da população total no estado, que registra 26,12%.
Os dados revelam também que 51,26% dos homens com TEA estavam frequentando instituições de ensino, número superior à taxa observada entre os demais (26,2%) no Piauí. Entre as mulheres, a diferença também se mantém, com 31,5% das que possuem diagnóstico do autismo escolarizadas, frente a 26% da população feminina do estado em geral.
Brasil tem 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo, aponta Censo
Mais de dois milhões de brasileiros declararam ter recebido o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), de acordo com dados do Censo 2022. O número (2,4 milhões de pessoas) equivale a 1,2% da população. O dado, que considera quem relatou ter diagnóstico realizado por profissionais de saúde, foi divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), junto com informações sobre a proporção de brasileiros com algum tipo de deficiência.
LEIA MAIS: Brasil tem 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo, aponta Censo; homens são maioria
? Durante a realização do último censo demográfico, a inclusão do quesito sobre autismo foi determinada pela Lei nº 13.861 de julho de 2019, que alterou a a Lei nº 7.853 de outubro de 1989. Com a mudança, foi incluído as especificidades inerentes ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos censos demográficos.
Em um ano, 200 mil alunos com autismo foram matriculados em escolas comuns
? Confira as últimas notícias do g1 Piauí
? Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar