Linnpy

G
G1
5h

61% das mortes em acidentes de trânsito no RN em 2024 envolveram motocicletas, diz Sesed

Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Deixe suas redes sociais por nossa conta. 10 artes para redes sociais apenas R$149,90
BID Midia Patrocinado
61% das mortes em acidentes de trânsito no RN em 2024 envolveram motocicletas, diz Sesed
Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) apontam aumento progressivo nos acidentes fatais com motos desde 2022. Moto caída após acidente na Rota do Sol, na Grande Natal
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
O número de mortes no trânsito em acidentes envolvendo motocicletas no Rio Grande do Norte representou 61% do total das colisões fatais com veículos em 2024.
Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (Coine) e foram fornecidos pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) a pedido da Inter TV Cabugi.
?Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Os dados aumentaram progressivamente nos últimos três anos. Em 2024, o número de mortes em acidentes envolvendo motos foi 55% maior do que com outros veículos.
Veja os dados por ano:
2022: 254 mortes com motos | 229 com outros veículos
2023: 284 mortes com motos | 181 com outros veículos
2024: 338 mortes com motos | 217 com outros veículos
Enquanto houve o aumento nas mortes com acidentes nos últimos três anos, no comparativo com 2022 o número de mortos em acidentes com outros veículos caiu 229 para 217.
Os dados são registrados pela Secretaria de Segurança Pública do RN reunindo informações do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), Polícia Civil, Polícia Militar e hospitais.
O aumento das mortes acompanha o crescimento da frota de motocicletas no estado. Nesta semana, o Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN) apontou que o número de motos no estado superou o de carros em 12 mil. Os números absolutos são:
Motocicletas - 680.948;
Carros - 668.460.
Fiscalização intensificada
Para tentar conter os acidentes, ações de fiscalização foram intensificadas desde abril, com a integração entre órgãos de trânsito a pedido do Ministério Público do RN.
O programa “Juntos Pela Vida” abordou mais de 900 motocicletas apenas em Natal no mês passado, com 246 autuações. A principal infração registrada foi a condução sem habilitação.
A Secretaria de Trânsito ainda não fechou os dados de maio, mas já aponta uma redução nas autuações, o que pode indicar um início de mudança no comportamento dos condutores.
"Tivemos cerca de entre 25 e 30% das abordagens, os condutores eram passíveis de alguma infração. Nesse segundo mês a gente já tem uma percepção de cerca de 50% de redução até o momento. A gente vai ter o número quando fechar o mês, mas isso é uma tendência natural", explicou o secretário adjunto de trânsito de Natal, Newton Filho.
A promotora do Ministério Público Danielle Veras ressaltou que o objetivo é estimular as prefeituras do interior a também intensificarem as fiscalizações e municipalizarem o trânsito nas cidades.
"É importante que a gente apresente à sociedade como a municipalização do trânsito é uma ferramenta de salvar vidas. É uma forma de fazer com que os municípios estabeleçam regras do trânsito da sua municipalidade e implementem as fiscalizações. Isso sim vai fazer com que a sociedade se sinta mais segura e tenha um trânsito mais eficiente", disse.
Motociclista morre em acidente na BR-101, na Grande Natal
Vídeos mais assistidos do g1 RN

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar