Linnpy

G
G1
4h

Conclave: Cardeal brasileiro que vai participar da escolha do novo papa já foi bispo auxiliar de Fortaleza

Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Conheça nossa parceria com publisher. Você cadastra seu site em nossa plataforma, exibe nossos anúncios em seu sit...
Linnpy Oficial Patrocinado
Conclave: Cardeal brasileiro que vai participar da escolha do novo papa já foi bispo auxiliar de Fortaleza
Dom Sérgio da Rocha atualmente é arcebispo de Salvador. Ele é um dos sete brasileiros aptos a participar da escolha do novo líder da Igreja Católica. Cardeal Dom Sergio da Rocha, que participará do Conclave, já foi bispo auxiliar de Fortaleza
Divulgação/Arqudiocese de Salvador
Um dos sete cardeais brasileiros aptos a votarem no Conclave, que escolhe o próximo papa a partir desta quarta-feira (7), já teve atuação no Ceará. Dom Sérgio da Rocha, de 65 anos, já foi bispo auxiliar de Fortaleza por quase seis anos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
O cardeal foi nomeado para a Arquidiocese de Fortaleza em 2001, e foi o bispo auxiliar de Dom José Antônio Aparecido Tosi até o ano de 2007. Atualmente, Dom Sérgio da Rocha é arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, título conferido ao líder da arquidiocese mais antiga do país.
Dom Sérgio está em Roma e tem participado de celebrações e preparativos para o Conclave. Ele embarcou no dia 22 de abril ao ser convocado um dia após a morte do papa Francisco.
O cardeal será um dos votantes do processo para a escolha do sucessor do pontífice, que começa nesta quarta-feira (7), no Vaticano. Pelas regras da Igreja Católica, apenas cardeais com menos de 80 anos podem votar. Entre os oito cardeais brasileiros, sete atendem a esse critério.
Trajetória de Dom Sérgio
Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador comenta sobre possibilidade de ser o novo pontífice
O cardeal Dom Sérgio da Rocha nasceu na cidade de Dobrada, em São Paulo, em outubro de 1959. Ele foi ordenado sacerdote em 1984, quando tinha 25 anos.
Dom Sérgio é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Ao longo da carreira, atuou como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos (SP). Ele também trabalhou na assessoria e coordenação de pastorais, além de ser professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas.
Foi após ser nomeado para a Arquidiocese de Fortaleza que ele recebeu a ordenação episcopal, rito que o elevou ao posto de bispo.
LEIA TAMBÉM:
INFOGRÁFICO mostra quem são e quem nomeou cada um dos 133 cardeais que vão escolher o sucessor do papa Francisco
Conclave terá o maior número de cardeais brasileiros da história
Conclave: quem pode substituir o papa Francisco? Lista de favoritos tem italianos, americano e brasileiro; veja
Ele foi o bispo auxiliar da arquidiocese, trabalhando em proximidade com Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, que foi o arcebispo de Fortaleza entre 1999 e 2023.
Em 2007, Dom Sérgio da Rocha foi nomeado arcebispo de Teresina, no Piauí. Ele assumiu a Arquidiocese de Brasília em 2011, com nomeações feitas pelo papa Bento XVI.
Ele permaneceu em Brasília até ser nomeado pelo papa Francisco como o arcebispo de Salvador, em 2020.
Proximidade com o papa Francisco
Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador e cardeal brasileiro
Divulgação/Arquidiocese de Salvador
Foi em 2016 que ele se tornou cardeal após decreto do papa Francisco. Ele também chegou a presidir a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre os anos de 2015 e 2019.
O pontífice também nomeou Dom Sérgio como membro da Congregação para os Bispos em 2021. A organização da Cúria Romana cuida da criação de dioceses e da nomeação de bispos, dentre outras funções.
Em 2023, ele se tornou também o primeiro membro latino-americano do Conselho de Cardeais, conhecido como G-9, após ser nomeado por Francisco.
Ao recordar o legado de Francisco, Dom Sérgio destaca os aspectos da simplicidade, do serviço aos pobres e do empenho pela paz e pelas questões socioambientais.
“Essas atitudes vão continuar. Esse esforço de caminhar juntos, de uma participação maior, de uma unidade sempre maior, de uma missão compartilhada por todos, de uma Igreja missionária, de uma Igreja comunhão: são aspectos que são permanentes. [...] Então, o novo Papa certamente irá recolher, irá levar em frente muito daquilo que ele mesmo vai receber como herança, que a Igreja recebe como herança espiritual do Papa Francisco”, declarou Dom Sérgio durante os preparativos para o Conclave.
Ao ser citado em listas que apontam o possível novo escolhido para assumir o papado, Dom Sérgio afirmou que é preciso respeitar o momento da escolha, apesar das especulações.
Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
Jorge Jesus/ Ag. Picnews
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar