Linnpy

G
G1
14h

Brasil sobe cinco posições no ranking global de desenvolvimento humano das Nações Unidas

Brasil sobe cinco posições no ranking global de desenvolvimento humano das Nações Unidas
O crescimento da renda e a melhora dos indicadores de saúde explicam o avanço do país. Brasil sobe 5 posições no ranking de desenvolvimento humano da ONU
O Brasil subiu cinco posições no ranking da ONU que mede o desenvolvimento humano de um país.
O Índice de Desenvolvimento Humano, IDH, leva em consideração a qualidade da saúde, a renda e o acesso à educação. A referência vai de zero a um - quanto mais perto de um, melhor. A noys do Brasil foi de 0,786 em 2023. O país subiu cinco posições, passando do número 89 para o 84 entre 193 países analisados.
O crescimento da renda e a melhora dos indicadores de saúde explicam o avanço do Brasil. E a expectativa de vida do brasileiro voltou a aumentar após os impactos da pandemia. Por outro lado, o desempenho na área de educação continua estagnado.
"O efeito da dimensão educação, dos investimentos na educação, eles precisam de maturação para poder atingir, está certo, excelência e poderem ser de fato captados, mensurados. Ela não tem acompanhado as demais dimensões do desenvolvimento humano, mas há também uma esperança de que novos programas, sobretudo que foram pactuados recentemente com estados e municípios, possam vir a dar resultados nos próximos cinco, seis anos”, diz Betina Ferraz, coordenadora Pnud/Brasil.
O tempo de permanência na escola - pouco avançou, chegando a 8,4 anos em 2023 - abaixo da média dos países com IDH muito elevado. A cuidadora de idosos Ana Glaucia Torres ajuda na educação do sobrinho de 11 anos que está em uma escola pública de Brasília e enfrenta dificuldades para aprender:
"Ele não está alfabetizado ainda. Merece todo apoio, todo apoio para ele se desenvolver, crescer, para tudo, para dar um suporte, para ser um adulto maravilhoso. O pilar da criança é a escola”.
O relatório também mostra o aumento das desigualdades entre os países. No topo do ranking estão Islândia, Noruega e Suíça. Somália e Sudão do Sul aparecem com os piores desempenhos. Apesar de se manter no grupo de países com alto desenvolvimento, o Brasil ainda está atrás de alguns países da América Latina, como Chile, Argentina e Uruguai.
A ONU defende que o uso adequado da Inteligência Artificial pode acelerar o desenvolvimento dos países - como ferramenta, por exemplo, para a educação. No Rio Grande do Sul, um sistema de IA cruza informações escolares para tentar combater a evasão dos alunos.
"É uma ferramenta basicamente preventiva e mitigadora. Ao invés de esperar o aluno lá em dezembro ser reprovado ou abandonar por infrequência ou por falta de conhecimento, a gente acompanha desde o início do ano diariamente como é que está, e a Inteligência Artificial, além da predição que ela é capaz de fazer, ela analisa comportamentos ao longo do processo”, afirma Raquel Teixeira, secretária de Educação do Rio Grande do Sul.
Brasil sobe cinco posições no ranking global de desenvolvimento humano das Nações Unidas
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Brasil sobe 5 posições no ranking global de desenvolvimento humano, aponta relatório da ONU
Os fatores que emperram desenvolvimento humano do Brasil em ranking da ONU

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar