Linnpy

G
G1
3h

Clarão misterioso no céu de cidades mineiras pode ser fragmento de foguete lançado em 2014

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Clarão misterioso no céu de cidades mineiras pode ser fragmento de foguete lançado em 2014
Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, em apenas quatro minutos, a “bola de fogo” percorreu cerca de 1.500 quilômetros, com uma velocidade estimada entre 6 e 7 km/s. Clarão misterioso no céu de cidades mineiras pode ser fragmento de foguete lançado em 2014
Por alguns segundos, o céu se iluminou na noite de quarta-feira (14). Uma “bola de fogo” deixou um rastro de luz e chamou a atenção de moradores de várias cidades mineiras. Diante do mistério, surgiram diversas hipóteses para explicar o fenômeno, mas especialistas acreditam que o clarão tenha sido causado por lixo espacial que entrou na atmosfera da Terra.
? Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
O rastro luminoso pôde ser visto em Minas Gerais, Goiás, Bahia e no Distrito Federal. Em Minas, moradores de Uberlândia, Araguari, Patrocínio, João Pinheiro e Patos de Minas relataram o fenômeno e registraram o momento com surpresa. Assista aos vídeos acima.
‘Bola de fogo’ pode ser restos de foguete lançado em 2014
De acordo com a análise da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o objeto foi avistado pela primeira vez em Brasília, às 18h24, e desapareceu no céu da Bahia às 18h28. Em apenas quatro minutos, a “bola de fogo” percorreu cerca de 1.500 quilômetros, com uma velocidade estimada entre 6 e 7 km/s.
“Essa velocidade é compatível com a reentrada de um corpo em órbita terrestre, descartando a possibilidade de um meteoro comum”, explicou a nota da organização.
Clarão visto no céu de cidades mineiras é considerado um lixo espacial
Redes Sociais/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Morador de MG registra em vídeo luz não identificada: 'Entre o céu e a Terra tem muito mistério'
20 anos sem Chico Xavier: relembre o caso da 'luz misteriosa' que entrou no quarto em que o médium estava internado em MG
VÍDEO: Moradores relatam luz cruzando o céu do Triângulo e Alto Paranaíba
O rastreamento feito pela organização identificou que o objeto mais compatível com a trajetória observada seria o foguete Falcon 9, lançado em 2014. “É o corpo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, identificado pelo NORAD 40108. Este estágio de foguete foi lançado em 5 de agosto de 2014, como parte da missão que colocou em órbita o satélite AsiaSat 8, um satélite de comunicações geoestacionário destinado a fornecer serviços de transmissão para a região Ásia-Pacífico”, detalhou.
Após cumprir sua missão, o Falcon 9 permaneceu em órbita como lixo espacial e, com o tempo, começou a perder altitude até entrar na atmosfera terrestre. O fenômeno observado nesta quarta-feira em várias regiões do Brasil foi o resultado dessa reentrada.
A “bola de fogo” percorreu cerca de 1.500 quilômetros, com uma velocidade estimada entre 6 e 7 km/s.
Redes Sociais/Reprodução
? Siga o g1 Triângulo no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar