Linnpy

G
G1
8h

Exposição fotográfica ‘Sairé – celebração, louvor e disputa dos botos’ é sucesso de público na Semana dos Museus na Bahia

Esta em busca de aumentar suas vendas?
Esta em busca de aumentar suas vendas?
Serviço completo para gestão de midias sociais, Anuncie no Instagram, Facebook e Linnpy
BID Mídia Patrocinado
Exposição fotográfica ‘Sairé – celebração, louvor e disputa dos botos’ é sucesso de público na Semana dos Museus na Bahia
Logo no primeiro dia da programação, seis escolas, cada uma com três turmas, visitaram o museu e conheceram por meio das telas do fotógrafo Alexandre Baena, sobre o Sairé. Estudantes em visita à exposição do paraense Alexandre Baena, na Bahia
Divulgação
Aberta oficialmente no dia 9 de maio, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Galeria Francisco de Sá), localizado em um belíssimo sobrado do século XIX, no centro histórico de Salvador, capital baiana, a exposição fotográfica do paraense Alexandre Baena, intitulada "Sairé - Celebração, louvor e disputa dos botos" é destaque na 23ª Semana Nacional de Museus, com grande sucesso de público.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para se ter uma ideia, logo no primeiro dia da programação, seis escolas, cada uma com três turmas, visitaram o museu e conheceram por meio das telas do fotógrafo Alexandre Baena, sobre o Sairé, festa realizada na vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, há mais de 300 anos, em uma atmosfera de cores e misticimo, que mantém viva a tradição do rito cultural-religioso e agrega a famosa disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa.
Até o próximo domingo (18), alunos de diversas escolas de Salvador vão passar pelo Museu Eugênio Teixeira Leal e participar da programação da 23ª Semana Nacional de Museus que tem como tema: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, com foco na promoção do patrimônio intangível, fonte de inspiração e testemunho de uma herança cultural coletiva. E todos terão a oportunidade de visitar a exposição itinerante de Alexandre Baena e se encantar com as imagens registradas por ele no Sairé 2024.
"Ter a presença das escolas na exposição, no coração da atividade dos museus, transformando-os em centros vibrantes promotores de uma participação cidadã ativa e de aprendizagem para todos os públicos é algo incrível e super importante. Os adolescentes, os jovens, as crianças são multiplicadores e aí eles levam a informação para as famílias, passam nas redes sociais. Então isso é muito bacana porque a gente consegue um público qualificado para distribuir a informação do Sairé, de Santarém e de Alter do Chão", comemorou Baena.
Visitação à exposição de Alexandre Baena, em Salvador-BA
Divulgação
A Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Ibram. A iniciativa ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
A exposição "Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos" segue até o dia 30 de maio no Museu Eugênio Teixeira Leal e tem o patrocínio da Prefeitura de Santarém, do Governo do Pará e do mandato do Deputado Federal Henderson Pinto. Na Bahia, conta com apoio na Bahia do Museu Eugênio Teixeira Leal.
Exposição Sairé em Brasília retratam a Festa e seus encantos em Alter do Chão
A exposição começou por Brasília e já passou pelos estados do Paraná e Minas Gerais. Em Salvador, a exposição fica em cartaz até o dia 30 de maio, e depois segue para o Amazonas, Pará e finaliza em Santarém, durante a Festa do Sairé, que é realizada em setembro.
De acordo com Baena, a exposição é um convite para que todos possam viver a festividade em Alter do Chão e conhecer de perto a cultura local.
Grupo de estudantes acompanhado por professor na exposição de Alexandre Baena, em Salvador/BA
Divulgação
Estudantes e professoras de escola baiana na exposição de Alexandre Baena
Divulgação
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar