Linnpy

G
G1
14h

Posto de saúde em distrito de Salesópolis volta a ter médico após um ano

Posto de saúde em distrito de  Salesópolis volta a ter médico após um ano
Moradores do Nossa Senhora dos Remédios eram obrigados a se deslocar até o Centro para conseguir atendimento. Moradores de distrito de Salesópolis voltam a contar com médico na UBS
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Nossa Senhora dos Remédios, em Salesópolis, voltou a contar com um médico após um ano sem o profissional. O problema obrigava os pacientes a se deslocar ao Centro da cidade para conseguir um atendimento.
Para conseguir uma consulta, moradores do bairro, com cerca de 3 mil habitantes, tinham que aguardar o próximo mutirão. "Minha vizinha que ia para Salesópolis [Centro]. Agendava e passava lá", afirma Gracília Rodrigues dos Santos.
Maria Rodrigues de Sousa tem um filho de 11 anos. Ela relata que em diversas ocasiões teve que levá-lo até o Centro por falta de um médico no posto. "Muitas vezes tinha que passar ele em Salesópolis [Centro]. Vim uma vez para passar aqui, mas fui obrigada a passar lá no Centro também", disse.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O problema começou após a saída de uma profissional. Desde então, segundo o prefeito Rodolfo Marcondes, as tratativas junto ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal, ficaram estagnadas. "Antes mesmo de assumir, fui ao Ministério da Saúde e solicitei a substituição. Nesses três meses, conseguimos fazer com que isso percorresse e já tivesse um médico para atender os pacientes".
Além dos atendimentos no posto, o profissional também fará uma ronda pelo distrito uma vez por semana, para atender moradores de áreas mais afastadas e com difícil acesso ao transporte público.
"Eles vão determinando as prioridades e nos próximos dias começam as visitas para ser mais assertivo a respeito da saúde do município".
De acordo com o chefe do Executivo, outras medidas estão sendo discutidas com o Ministério da Saúde. "Ampliar o atendimento odontológico, inclusive nas casas. Nos inscrevemos em novos programas, inclusive de especialidades, para ir tralhando cada dia mais", finalizou o prefeito.
A reportagem questionou o Ministério da Saúde sobre a dificuldade de conseguir um profissional pelo programa Mais Médicos, relatada por Marcondes, mas a pasta não se manifestou até o momento.
Leia também
Carreta odontológica para urgências e agendamento inicia atendimentos em Suzano
Mogi das Cruzes promove vacinação contra a gripe casa a casa
Moradores voltam a contar com um médico em UBS dos Remédios, em Salesópolis
Reprodução/TV Diário
Assista a mais notícias do Alto Tietê

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar