Linnpy

G
G1
3h

Amazon planeja lançar hoje 27 satélites de internet para competir com Starlink

Seu novo lar espera por você na zona sul
Seu novo lar espera por você na zona sul
Essa charmosa casa de condomínio está disponível para locação na Zona Sul
Ambar Patrocinado
Amazon planeja lançar hoje 27 satélites de internet para competir com Starlink
Missão Kuiper Atlas 1 deve decolar às 20h, na Flórida, e marca a entrada da empresa de Jeff Bezos na disputa com a rede de satélites de Elon Musk. Foguete Atlas V da United Launch Alliance (ULA) que planeja levar os primeiros satélites de internet da Amazon para o espaço.
Divulgação/ United Launch Alliance
A Amazon deve lançar nesta segunda-feira (28) seus primeiros satélites do Projeto Kuiper, que promete competir com a Starlink, rede de internet via satélite da SpaceX, de Elon Musk.
Batizada de Kuiper Atlas 1, a missão está prevista para decolar às 20h em Brasília, da estação espacial de Cabo Canaveral, na Flórida.
Os 27 satélites desta primeira fase do projeto serão acoplados a um foguete Atlas V da empresa United Launch Alliance (ULA).
O serviço de internet da Amazon que quer competir com empresa de Elon Musk
A previsão é de 75% de condições meteorológicas favoráveis para o lançamento, que já foi adiado anteriormente devido ao mau tempo.
O Projeto Kuiper, subsidiária da Amazon, chega com anos de atraso em relação à Starlink, que desde 2019 ampliou sua presença global e hoje conta com mais de 6.750 satélites ativos, atendendo mais de cinco milhões de clientes.
A rede da SpaceX também tem sido usada para garantir acesso à internet em zonas de guerra e desastres naturais, como na Ucrânia e no Marrocos.
Jeff Bezos investiu US$ 10 bilhões (cerca de R$ 56,7 bilhões) no Kuiper. A empresa pretende colocar 3.200 satélites na órbita terrestre baixa — até 1.900 km de altitude — e iniciar a operação até o fim de 2025.
O preço do serviço ainda não foi divulgado, mas a Amazon promete uma opção de baixo custo.
A Amazon planeja acelerar os lançamentos nos próximos meses e anos, com mais de 80 voos reservados por meio da United Launch Alliance (uma joint venture formada pelas empresas aeroespaciais americanas Boeing e Lockheed Martin), a francesa Arianespace, a Blue Origin, do próprio Bezos, e a SpaceX.
Os satélites do Kuiper se juntam à crescente constelação de dispositivos em operação na órbita baixa, junto com a Starlink, a europeia OneWeb e a chinesa Guowang.
Veja mais:
O que é e como funciona a Starlink, serviço de internet de Elon Musk
Katy Perry no espaço: Blue Origin divulga imagem da tripulação no espaço

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar