Linnpy

G
G1
5h

Defesa Civil começa planejamento de ações de respostas para o inverno em Petrópolis

Defesa Civil começa planejamento de ações de respostas para o inverno em Petrópolis
População pode contribuir com sugestões para o Plano de Contingência Reunião aconteceu nesta quinta-feira (15) em Petrópolis
Defesa Civil
O Plano de Contingência para o Inverno 2025 começou a ser debatido em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. O documento foi apresentado pelo governo municipal nesta quinta-feira (15) na reunião extraordinária do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil.
As diretrizes iniciais do plano foram apresentadas à sociedade civil que agora pode contribuir com sugestões para o aprimoramento do documento. O Plano Inverno orienta as ações de prevenção, preparação e resposta do município frente a situações típicas do período de inverno, como as ocorrências de fogo em vegetação e estiagem.
“Estamos abrindo espaço para a participação ativa da sociedade civil na construção de políticas públicas. As sugestões serão trazidas para a próxima reunião do Conselho para que possamos juntos analisar as contribuições”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Em 2024, o Corpo de Bombeiros registrou 376 ocorrências de fogo em vegetação. Este ano, até o dia 15 de maio, eram 37 registros.
“Tivemos um verão com chuvas abaixo da média, o que indica que teremos um inverno mais seco, com mais riscos de ocorrências de incêndios florestais e estiagem. Por isso é importante estarmos preparados para dar respostas rápidas”, concluiu o secretário.
O Plano Inverno já está disponível no site da prefeitura para análise e quem quiser fazer contribuições deve enviar as sugestões para o e-mail da Secretaria de Proteção e Defesa Civil (defesacivil@petropolis.rj.gov.br).
Além da sociedade civil também participam da construção do Plano de Contingência para o Inverno 2025 órgãos como o Corpo de Bombeiros, ICMBio, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Águas do Imperador.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar