Linnpy

G
G1
3h

Em 2016, Mujica criticou ditaduras durante palestra na Unesp de Franca, SP; relembre

Esta em busca de aumentar suas vendas?
Esta em busca de aumentar suas vendas?
Serviço completo para gestão de midias sociais, Anuncie no Instagram, Facebook e Linnpy
BID Mídia Patrocinado
Em 2016, Mujica criticou ditaduras durante palestra na Unesp de Franca, SP; relembre
Ex-presidente do Uruguai morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos. Ele estava sob cuidados paliativos em razão de um tumor no esôfago. Mujica participou de palestra na Unesp de Franca em 2016
O ex-presidente do Uruguai José ‘Pepe’ Mujica, ícone da esquerda que morreu nesta terça-feira (13) aos 89 anos, teve uma passagem por Franca (SP) em 2016. Ele havia acabado de deixar o comando do país que governou de 2010 a 2015 (reveja no vídeo acima).
Na ocasião, Mujica palestrou para um auditório lotado, com cerca de 2,5 mil pessoas, em um evento promovido pela faculdade de relações internacionais da Unesp. Durante a conversa, criticou as ditaduras quando foi questionado sobre os impactos de crises político-econômicas em países como a Venezuela e o Brasil.
"Se há uma ditadura, azar, porque os governos passam e os povos ficam. Há que se trabalhar para o povo, não para o governo."
Faça parte do canal do g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Mujica classificou os países latino-americanos como "um monte de repúblicas divididas" e defendeu a integração econômica e universitária como saída para o progresso das nações.
“Se cometermos o erro de não formar uma massa econômica crítica importante, se não juntarmos a inteligência de nossos jovens de nossas universidades, um sistema comum de pesquisa para sermos donos do conhecimento, nunca vamos conseguir alcançar a distância a que o mundo central nos leva", afirmou.
O ex-presidente do Uruguai José ‘Pepe’ Mujica durante palestra na Unesp de Franca (SP) em 2016
Reprodução/AcervoEP
LEIA TAMBÉM:
Clandestinidade, simplicidade e presidência do Uruguai: conheça a trajetória de José 'Pepe' Mujica
Morte
A informação da morte de Mujica nesta terça-feira foi confirmada pelo atual presidente uruguaio, Yamandú Orsi.
"É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo", escreveu Orsi.
Em abril de 2024, Mujica anunciou que estava com um tumor no esôfago, com o órgão “muito comprometido”. E, em janeiro, disse que o câncer havia se espalhado.
Na segunda (12), Lucía Topolansky, esposa de Mujica e ex-vice-presidente do Uruguai, afirmou que o político estava em estado terminal e sob cuidados paliativos.
Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai
Ricardo Stuckert / PR
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar