Linnpy

G
G1
5h

Morre, aos 76 anos, Mãe Elda de Oxossi, guardiã da Nação Porto Rico

Esta em busca de aumentar suas vendas?
Esta em busca de aumentar suas vendas?
Serviço completo para gestão de midias sociais, Anuncie no Instagram, Facebook e Linnpy
BID Mídia Patrocinado
Morre, aos 76 anos, Mãe Elda de Oxossi, guardiã da Nação Porto Rico
Morte aconteceu no Recife nesta terça-feira (12). Sepultamento está marcado para as 15h da terça-feira (13), no Cemitério de Santo Amaro, na área central da capital. Mãe Elda de Oxossi morreu aos 76 anos de falência múltipla dos órgãos
Morreu, nesta segunda-feira (12), a yalorixá Elda Viana, aos 76 anos. Conhecida como Mãe Elda de Oxossi, ela era guardiã da Nação Porto Rico e considerada uma figura histórica da cultura e da espiritualidade afro-brasileira em Pernambuco (veja vídeo acima).
Segundo a família, Mãe Elda de Oxossi convivia com Alzheimer e estava internada, desde a quinta-feira (8), no Hospital Hapvida, na Ilha do Leite, na área central do Recife. Ela morreu de falência múltipla dos órgãos.
✅ Receba notícias do g1PE no WhatsApp
O velório acontece a partir da meia-noite da terça-feira (13), na sede da Nação Porto Rico, na Rua Euríco Vitrúvio, 483, no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife. O sepultamento ocorre às 15h do mesmo dia, no Cemitério de Santo Amaro, localizado na área central da capital pernambucana.
Mãe Elda de Oxossi foi a última mulher coroada como Rainha do Rosário na centenária Igreja do Rosário dos Homens Pretos do Recife, em 1980.
Mãe Elda de Oxossi em imagem de arquivo
Fabio Luiz/Divulgação
A morte dela marca o fim de um ciclo de mulheres negras à frente de uma das irmandades de resistência do povo negro no Brasil. Desde então, nenhuma outra mulher foi coroada na mesma irmandade, o que reforça a magnitude da trajetória de Mãe Elda de Oxossi.
Segundo a família, ela também foi matriarca e líder espiritual da Nação do Maracatu Porto Rico, um dos mais tradicionais grupos de maracatu de baque virado, fortalecendo a expressão cultural e espiritual do grupo e mantendo vivas as tradições dos ancestrais africanos através do ritmo, da dança e do cortejo.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar