Linnpy

G
G1
13h

Datafolha: metade dos brasileiros diz ter diminuído consumo de álcool no último ano

Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Serviço de trafego pago para o setor imobiliário
Profissionais qualificados para oferecer um serviço trafego pago para imobiliária
BID Midia Patrocinado
Datafolha: metade dos brasileiros diz ter diminuído consumo de álcool no último ano
Entre os que não bebem, preocupação com a saúde é a principal justificativa. Levantamento mostra também que jovens, homens e ricos são os perfis que mais ingerem álcool. Copo de cerveja
Valdecir Galvan/RPC
Uma pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (3) mostra que, entre os brasileiros que dizem consumir álcool, 53% afirmam que reduziram a ingestão de bebida no último ano (veja o gráfico abaixo).
Foram ouvidas 1.912 pessoas, em 113 municípios brasileiros, entre os dias 8 e 11 de abril. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.

Entre os abstêmios, saúde é principal motivo para não beber
Segundo o levantamento do Datafolha, 34% dos entrevistados que não ingerem bebidas alcoólicas citam os danos à saúde como principal razão para isso. Outros 21% dizem não gostar do sabor, enquanto 13% mencionam motivos religiosos.
O histórico familiar de dependência também pesa na decisão: 8% evitam o álcool com essa justificativa. Já 7% relatam medo ou rejeição ao comportamento de pessoas alcoolizadas, e apenas 3% afirmam simplesmente não ter interesse em beber.
Com qual frequência os brasileiros bebem?
A pesquisa mostra que 20% dos entrevistados bebem uma ou 2 vezes na semana, 13% consomem ao menos uma vez ao mês, e 10%, uma vez a cada 15 dias (veja os dados completos no gráfico).
Na semana anterior à das entrevistas, a maior parte (36%) dos brasileiros não tinha ingerido álcool, 19% apreciaram até duas doses, e 16%, de 3 a 5 doses.
Entre os indivíduos que bebem, 81% classificam seu próprio consumo como "adequado", 11% dizem que ingerem álcool "mais do que deveriam", e 7%, "muito mais do que deveriam".
Observação: o Datafolha considerou uma dose como um copo, lata, taça ou drinque de bebida alcoólica.
Bebe mais quem ganha mais
No critério de renda, os brasileiros com salários mais altos tendem a beber mais. Segundo o levantamento, 64% dos que ganham de 5 a 10 salários mínimos e 59% dos que recebem mais de 10 salários mínimos costumam ingerir bebidas alcoólicas.
Entre os mais pobres, com renda de até 2 salários mínimos, a maioria (57%) não bebe.
Idade e sexo: quais os grupos que mais consomem álcool?
Entre os homens, 58% ingerem bebidas alcoólicas — já entre as mulheres, menos da metade (42%).
Quanto à faixa etária, o consumo é mais frequente entre quem tem 18 e 34 anos (58% das pessoas dessa idade costumam beber). O grupo com menor prevalência desse hábito é o de 60 anos ou mais (35%).
Atenção: o levantamento apresentou separadamente os dados sobre adolescentes de 16 e 17 anos. Nesse grupo, que, por lei, não deveria ter acesso a bebidas, 27% afirmam que consomem álcool.
VEJA TAMBÉM:
‘Ou você para ou você morre’: homem conta sobre dependência do álcool desde os 15 anos

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar