Linnpy

G
G1
8h

Fiscalização do TCE encontra piscina pública abandonada que virou depósito de materiais da prefeitura de Ubirajara

Fiscalização do TCE encontra piscina pública abandonada que virou depósito de materiais da prefeitura de Ubirajara
Obra foi entregue há 17 anos e nunca serviu ao público. Prefeitura admite abandono e estuda transformar o espaço em quadra poliesportiva. Fiscalização do TCE-SP encontra problemas em teatros e ginásios da região de Bauru
Uma fiscalização feita pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) em ginásios e teatros públicos de cidades paulistas encontrou uma piscina que está abandonada há quase 20 anos e virou um depósito de materiais da própria prefeitura de Ubirajara (SP).
? Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A piscina fica em uma escola municipal, foi construída em 2008 e nunca foi utilizada pelos alunos da rede municipal de ensino. Embora o resultado oficial da ação só deva ser divulgado nos próximos dias, a TV TEM teve acesso a uma prévia com o TCE, que apontou o caso de Ubirajara como um dos mais graves.
A construção da piscina, que não chama a atenção por fora, nunca cumpriu sua função original de oferecer aulas de natação para crianças. Imagens enviadas pelo TCE mostram o interior do espaço completamente tomado por móveis antigos, cadeiras escolares quebradas, pedaços de madeira e lixo acumulado. O local, que permanece trancado, também apresenta fezes de pombos, o que agrava o mau cheiro e torna o ambiente insalubre.
A população local afirma desconhecer a real finalidade do prédio. Mônica de Oliveira, dona de casa, disse que sabia da construção, mas nunca viu o espaço sendo utilizado. “Só fizeram, mas não sei nem o que tem ali dentro. Piscina? Nunca vi ninguém ali”, comentou.
Juarez Torres, aposentado, contou que ouviu falar sobre a piscina, mas também nunca presenciou o funcionamento do local. “Dizem que era para ser piscina, mas funcionar mesmo, eu acho que não funciona."
Segundo o diretor regional do TCE em Bauru, José Paulo Nardone, o tribunal acompanha o caso de perto e deve retornar ao local para verificar se providências foram tomadas. Ele destacou que a justificativa da prefeitura de que o problema é herança de gestões anteriores não é válida. “Quando o gestor assume, assume também os problemas. Foi eleito para resolver”, afirmou.
Para o TCE, passados seis meses de gestão, ao menos uma limpeza já deveria ter sido feita. As imagens e relatórios serão enviados à prefeitura, que terá prazo para iniciar a solução do problema. Caso contrário, podem ser aplicadas penalidades como multa, comunicação ao Ministério Público e até denúncia por improbidade administrativa:
“Crime não é só o que se faz, é também o que se deixa de fazer”.
Em nota, a Prefeitura de Ubirajara reconheceu que o espaço nunca foi utilizado nos últimos 15 anos. Afirmou que já realizou um levantamento dos materiais armazenados e estuda destiná-los a um leilão, embora o imóvel da piscina não esteja incluído.
Disse ainda que o setor de engenharia já visitou o prédio e concluiu que a piscina está fora dos padrões técnicos para natação. A administração estuda transformar o espaço em uma quadra poliesportiva, mas não informou prazos, valores ou de onde virá o recurso para viabilizar a obra.
Fiscalização do TCE encontra piscina pública abandonada que virou depósito no interior de SP
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar