Linnpy

G
G1
18h

Cartas de um amor que resiste à ausência: filhos transformam saudade em homenagem no Dia das Mães

Cartas de um amor que resiste à ausência: filhos transformam saudade em homenagem no Dia das Mães
O g1 convidou filhos a escreverem cartas contando o que aconteceu após a partida de mulheres que, mesmo distantes, ainda os ajudam a resistir e recomeçar. Colagem - Rondonienses e suas mães
Arquivo Pessoal
Alice, Sara, Lucas, Daniel, Jussara e Ana são rondonienses de diferentes mães, mas que compartilham a mesma história: não mais presentes no mundo de fora, suas mães vivem de um outro jeito, eternizadas no mundo de dentro — o das memórias.
?Neste Dia das Mães, em homenagem às que já se foram, mas ecoam eternas nas lembranças, o g1 convidou os filhos a escreverem cartas contando o que aconteceu após a partida dessas mulheres que, mesmo distantes, ainda os ajudam a resistir e recomeçar.
Você já sentiu que não teria conseguido alcançar um objetivo ou superar uma situação difícil sem a ajuda da sua mãe? Ou, quando um fato acontece na sua vida — desde os mais incríveis aos mais simples —, sente que ela ficará muito feliz com a notícia?
?Mesmo diferentes umas das outras, cada mãe ajuda, da forma que pode, a construir a vida dos que dela foram gerados ou criados — presentes em vida ou ausentes dela.
✉ De Ana Carolina para Izabel
Oi mãe! Já passaram 4 anos desde que tudo aconteceu e nesses 4 anos muitas coisas aconteceram. Calma, está todo mundo bem, não se preocupe. Mas o Bruno não mora mais aqui. É, ele não mora. Ele realizou o sonho que a senhora tinha. Agora ele mora em Portugal com a Misa. Mãe, a senhora iria gostar tanto dela, ela é um amor e cuida muito bem do Bruno. É meio doidinha mas isso é só um detalhe. O Miguel ainda mora aqui, mas logo logo vai morar com o Bruno. O Bruno, mesmo longe, continua sendo um paizão pra ele, não se preocupa.
Eu? Então, estou realizando meu sonho. Ano que vem me formo em direito. Como eu queria a senhora presente nesse dia. Quando me matriculei, lembrei de uma fala sua “quero estar no seu primeiro dia de aula da faculdade”, a senhora não estava, mas o Bruno estava e eu senti a senhora lá, do início ao fim. Obrigada. Depois que a senhora se foi, eu e o Bruno nos tornamos mais próximos ainda, acho que é importante deixar a senhora ciente disso. Miguel já está um rapazinho, inteligente no mundo e a cópia do Bruno, até as artes são iguais kkkk… É mãe, muita coisa mudou, mas estamos bem, fortes e saudáveis. Sentimos muita saudade, mas sabemos que está cuidando da gente.
Com amor, sua bonequinha."
Izabel
Arquivo pessoal
✉ De Sara para Maria
"Oi mãe, tudo bem com a senhora? Aqui tá tudo bem, tenho tantas novidades que fica até difícil de escolher uma pra começar. Mas vamos começar do início. Mãe, a senhora nem sabe, lembra daquele sonho de formar uma família, pois então, eu casei com o homem da minha vida e ele se chama Felipe. Deus preparou do jeitinho que eu queria, muito mais do que eu imaginava. Ainda não tivemos seus netos, mas quando Deus abençoar, logo logo ele vai mandar e a senhora logo vai saber e sei que vai ficar muito feliz. Nosso casamento foi lindo mãe, casamos no cartório e perante a Deus, foi tudo mais do que eu imaginei e fiquei linda de branco, foi do jeitinho que sonhamos minha rainha. Lembra que eu queria ser médica veterinária, pois é, não fui kkk... Me formei em fisioterapia e foi a melhor escolha que eu poderia ter feito. Sou apaixonada por essa profissão e estou me tornando uma ótima profissional, inclusive, a formatura foi muito emocionante.
Deus tem ajudado muito a mim e o papai também. Por falar nele, papai está bem, agora mais saudável do que nunca, super dedicado a musculação e cuidando da saúde. O Lucas também, até eu kkkk... Não como eu gostaria, mas estou me esforçando pra ser melhor todos os dias. Para falar a verdade, todo mundo virou fitness.
O Lucas hoje é formado em psicologia e seguindo os caminhos do papai de ser professor. Mãe, a senhora faz tanta falta, sinto falta da sua comida, é a melhor que eu já comi, não tem igual; sinto falta do seu cheiro; de ouvir sua voz me chamando de princesa e dizendo o quanto me amava. Eu não imaginava minha vida sem sua presença, mas eu sei que tudo na vida tem um propósito do senhor e sei que um dia, minha rainha, nos encontraremos e vai ser como se nunca tivéssemos nos separado. Eu te amo muito e nos encontraremos na eternidade.
De sua filha amada Sara.
Maria e Sara
Arquivo pessoal
✉ De Alice para Maria Célia
Oi, mãe. Sei que você me visita em sonhos para saber como estou e, de alguma forma, me confortar. Neles, eu não tenho consciência de que você já partiu do mundo físico, parece outra realidade. Nesses seis anos sem você, acordar e lembrar desses sonhos tem sido o que ajuda a manter a dor da sua ausência sob controle. Obrigada por continuar presente, mesmo de outro jeito. Nas minhas orações, peço forças todos os dias, e sei que essa é a sua resposta. Mas queria te contar um pouco do que tem acontecido por aqui, no mundo físico. A verdade é que todos sentem sua falta e isso será documentado no meu Projeto de Conclusão de Curso.
Eu saí da Enfermagem e entrei em Jornalismo e, agora que estou me formando, decidi registrar a grande mulher que você foi em vida em um documentário. Mas não se preocupe, ainda teremos uma enfermeira na família! A Carol começou Enfermagem! O Anthony está quase se formando em Direito, bem a cara dele. A Nicolly vai ter a clássica festa de 15 anos agora, no dia 10 de maio, e no ano que vem será a vez da Mayra. O Davi e o Miguel são apaixonados por animes e eu sei que você também iria amar. A Celina está enorme, cheia de energia. Tenho certeza de que ela adoraria suas tranças. Bom… Estamos todos bem, apesar da saudade que aperta sempre. Você continua viva em cada lembrança e será para sempre lembrada com muito carinho.
Alice e Maria Célia
Arquivo pessoal
✉ De Daniel para Maria
Oi, mãe, que saudade. Nem parece que se foi, porque morávamos longe… Pra mim é como se estivesse na sua cidade, só tem uma diferença: não posso ir te visitar mais. Só te dizer, mãezinha, que aqui está tudo bem, os seus netos estão ótimos, todos com saúde. Seus filhos realizaram um grande sonho da senhora: abriram um restaurante. Pena que não pode estar aqui para ver seu sonho sendo realizado. Mãe, não se preocupe conosco, a senhora soube educar os seus, a serem pessoas honestas, soube nos encaminhar muito bem pra vida. Olha, sabemos que está aí cuidando de nós, nos guiando. Obrigado por tudo que fez por nós. Vou terminar esta carta com um aperto no coração, mas com a certeza de que um dia estaremos juntos novamente. Te amo… Daniel
Maria e Família
Arquivo pessoal
✉ De Jussara para Gertudes (Gezinha)
Oi, mamãe! Pouco mais de um ano se passou desde que você nos deixou, e não existe um dia sequer que eu não lembre do seu rosto, seu cheiro, seu abraço, sua risada gostosa de ouvir. De lá para cá, muitas coisas aconteceram. Eu voltei a estudar e consegui terminar meu mestrado. Todas as vezes que pensei em desistir, vinha sua voz no meu ouvido pedindo para continuar e vencer mais essa etapa.
A Maiana, minha amiga, me deu uma cachorrinha, na qual coloquei o nome de Naomi, e hoje é a alegria da casa. Todos nos apegamos muito a ela, e, sem dúvidas, a chegada dela nos ajudou a preencher um pouco do vazio da casa. Eu e Talles estamos bem, não precisa se preocupar (lembra que quando ele ficava um dia sem vir aqui em casa você achava que nós tínhamos brigado?). Ele tem sido um grande companheiro e apoiador na minha vida. Não largou a minha mão em nenhum momento. O papai sente muito a sua falta, Gelilde e Valentina também. Hoje cuidamos uns dos outros na medida do possível. Lembramos sempre de você quando estamos reunidos para tomar café da manhã, almoçar ou jantar, sempre com muito carinho.
Mãe, lembra de quando você me dizia que eu tinha que viver, aproveitar a vida? Então... Deus me abençoou e eu já não dependo mais de remédios para controlar a ansiedade. Voltei a viajar, conhecer lugares, ir sem medo a locais que nunca imaginei. Desde que você partiu, precisei ressignificar muita coisa, e viver era uma delas. Você foi e sempre será meu maior exemplo de que a vida precisa ser vivida da melhor forma possível.
Eu sinto tanto a sua falta, mãe! Mas sei que a senhora está cuidando de mim (ou melhor, de nós) aí de cima, junto com o Papai do Céu. Obrigada por ter sido a melhor mãe do mundo! Te amarei para sempre! Com muito amor, carinho, saudade e certeza de que um dia nos encontraremos novamente,
Sua Flor.
Jussara e Gertudes
Arquivo pessoal
✉ De Lucas para Maria Suliene
Oi, mãe. Quanto tempo, né? Já se vão quase 11 anos desde que a senhora partiu, e às vezes ainda me pego pensando em como esse tempo passou tão depressa. Mesmo sabendo que a senhora não está mais aqui fisicamente, nunca deixei de sentir sua presença em mim — nas lembranças, nas sensações, nos sentimentos. A senhora continua viva em tudo isso. Tanta coisa aconteceu desde a última vez que nos vimos... Eu era um menino de 18 anos, e hoje sou um homem de quase 30. Acredito que me tornei alguém de quem a senhora sentiria orgulho. Concluí o ensino médio, entrei na faculdade, me formei em Psicologia — e hoje, além de atuar como psicólogo, ensino, como professor, futuros psicólogos e psicólogas.
Passei por desafios, enfrentei dores, chorei por amores e desilusões. Mas, mesmo nos momentos mais difíceis, eu sempre senti que a senhora, de alguma forma, estava comigo. E ainda está. A saudade não passou — e acho que nunca vai passar. Só aprendi a conviver com ela, como quem acolhe uma presença que permanece, mesmo invisível.
Feliz Dia das Mães, mãe. Obrigado por tudo que fez em vida e por tudo que, de algum modo, ainda faz por mim e por minha irmã. Até algum reencontro. Eu te amo, e sempre te amarei. Com amor, seu filho, Lucas Emanuel.
Lucas e Maria Suliene
Arquivo pessoal
*Estagiária sob supervisão de Marcos Miranda
LEIA TAMBÉM:
Trem da EFMM vai voltar a andar? Veja o que se sabe
Processo seletivo: prefeitura abre vagas com salários de até R$ 9,3 mil

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar