Linnpy

G
G1
8h

Aparecida de Goiânia é a cidade do país com maior porcentagem de mulheres que precisam sair do município para dar à luz

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Aparecida de Goiânia é a cidade do país com maior porcentagem de mulheres que precisam sair do município para dar à luz
Segundo IBGE, 80,8% é a porcentagem de mães que saem de Aparecida para dar à luz em outro município. Belford Roxo (RJ), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Ananindeua (PA) estão logo atrás da cidade goiana. Aparecida de Goiânia, Goiás, é a cidade do país com maior porcentagem de mulheres que precisam sair do município para dar à luz
Divulgação/Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, Aparecida de Goiânia é o município no Brasil com maior porcentagem de mulheres que saíram da cidade para dar à luz em 2023, segundo o Relatório do Registro Civil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Segundo o levantamento, o percentual de nascimentos em hospitais fora do município de residência da mãe em Aparecida foi de 80,8%.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
A cidade é seguida por Belford Roxo, no Rio de Janeiro, com 79,5%, por Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, com 74,6%, e por Ananindeua, no Pará, com 58,0%. O g1 entrou em contato com a prefeitura de Aparecida de Goiânia para um posicionamento sobre o relatório do IBGE, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
LEIA TAMBÉM
Quantidade de nascimentos em Goiás é a menor dos últimos 11 anos, diz IBGE
Fotógrafa se emociona ao registrar nascimento de bebê empelicado em hospital de Goiás: 'Milagre da vida'
VÍDEO: Bebê nasce empelicada e rompe bolsa com a própria mão, em Goiânia
De acordo com o relatório do IBGE, as cidades que estão nesse levantamento são municípios que pertencem às regiões metropolitanas das capitais de seus estados. Segundo o IBGE, a busca pela rede pública de saúde com melhores hospitais e maternidades nas capitais, por parte das populações que residem nesses municípios, possivelmente, explica essa mudança de cidade para dar à luz.
O levantamento aponta que, nas capitais e no Distrito Federal, o percentual de nascimentos ocorridos em municípios diferentes daqueles em que a mãe reside é de 33,9%. As capitais com o maior percentual estão Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG).
? Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar