Linnpy

G
G1
6h

Impactos da reforma tributária em Roraima são debatidos em evento do Amazônia Que Eu Quero

Impactos da reforma tributária em Roraima são debatidos em evento do Amazônia Que Eu Quero
Encontro reuniu economista e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima e o economista e assessor de economia da Fecomercio, Fábio Martinez, para discutir os efeitos das mudanças no sistema tributário brasileiro sobre o desenvolvimento da região Norte. Painel do Amazônia Que Eu Quero fala sobre reforma tributária em Roraima
Caíque Rodrigues/g1 RR
Um evento promovido pelo projeto "Amazônia Que Eu Quero", da Fundação Rede Amazônica, discutiu nesta quinta-feira (22) os impactos da reforma tributária no desenvolvimento de Roraima. O evento aconteceu nos estúdios da Rede Amazônica.
O evento "Plano B: Reforma Tributária" foi transmitido ao vivo pelo g1. Participaram da mesa:
Fabio Martinez - Economista e assessor de economia da Fecomercio;
Marcos Jorge de Lima – Economista e ex-ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
Veja o bate-papo na integra abaixo:
'Amazônia Que Eu Quero 2025': assista ao painel 'Plano B' sobre reforma tributária
A jornalista Débora Holanda, coordenadora do projeto, mediou o bate-papo. De acordo com ela, a escolha da reforma tributária como tema do evento reflete uma mudança estratégica do projeto "Amazônia Que Eu Quero", tradicionalmente focado em discussões mais amplas e estruturais.
Ela destaca que a decisão de abordar um assunto atual foi motivada pela necessidade de dialogar com o setor produtivo local e responder às dúvidas de empresários e empreendedores da região.
"Entendemos que era preciso trazer esse tema para a mesa, principalmente para alcançar entidades de classe e atores que movimentam a economia. O setor produtivo ainda tem muitas dúvidas sobre como será esse processo de transição", explicou a jornalista ao g1.
Durante o painel, foram discutidos os efeitos das mudanças tributárias nos setores produtivos do estado, especialmente diante da redução de incentivos fiscais na Área de Livre Comércio e na Zona Franca de Manaus. A preocupação com a competitividade regional foi um dos principais pontos abordados pelos especialistas.
"Nós vivemos em um lugar mais isolado e que depende fortemente dos benefícios fiscais. A continuidade desses incentivos é fundamental para o crescimento econômico de Roraima", destacou Fabio Martinez.
Marcos Jorge ressaltou a importância do novo Fundo de Desenvolvimento Regional, que terá um orçamento de R$ 60 bilhões para mitigar os impactos da transição até 2033. Segundo ele, a nova fórmula de distribuição dos recursos beneficiará especialmente os estados do Norte e Nordeste.
"Isso representa mais investimentos em saúde, educação e serviços públicos para estados como Roraima", afirmou o ex-ministro.
Em 2025, o projeto Amazônia Que Eu Quero estreou um novo tema: Amazônia Integrada - Crescimento Sustentável e Consciência Fiscal. A ideia desta edição é debater oportunidades para a região, abordando temas essenciais como gestão de resíduos, reforma tributária e incentivos fiscais.
Roraima é o segundo estado que o AMQEQ desembarca. Os demais estados da região Norte, como Acre, Amapá, Pará e Rondôndia, também devem sediar eventos sobre o tema.
Sobre o Amazônia Que Eu Quero
Concebido em 2018, o programa Amazônia Que eu Quero é uma iniciativa da Fundação Rede Amazônica e Grupo Rede Amazônica que tem por objetivo promover a educação política por meio da interação entre os principais agentes e setores da sociedade, além do levantamento de informações junto aos gestores públicos e da participação ativa da população, por meio de câmaras temáticas estabelecidas pelo programa, como foi o caso da edição de 2023 que discutiu três eixos centrais Educação, Turismo e Conectividade no contexto Amazônico.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar