Linnpy

G
G1
3h

Qualifica PE oferta mais de 20 mil vagas em cursos profissionalizantes presenciais; veja como se inscrever

Qualifica PE oferta mais de 20 mil vagas em cursos profissionalizantes presenciais; veja como se inscrever
Qualifica PE abre inscrições para cursos profissionalizantes
Começa nesta segunda (4) um novo ciclo de formação do Qualifica PE, programa estadual de qualificação profissional. Nos próximos seis meses, ficam disponíveis quase 21 mil oportunidades, sendo 9,9 mil vagas em cursos das áreas da indústria, comércio e serviços, e outras 11 mil vagas para capacitação empreendedora.
As inscrições são gratuitas podem ser feitas pela internet (veja vídeo acima). Para o mês de agosto, estão abertas 1.250 vagas para população em geral se inscrever. As aulas são presenciais em 31 municípios do Grande Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Os cursos dos seguimentos de Indústria, Comércio e Serviços terão duração entre 15 e 108 horas/aula, com temas diversos.
As aulas serão ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Entre as capacitações desta modalidade estão:
gastronomia;
beleza;
mecânica;
gestão;
turismo;
moda;
energia;
telecomunicações;
refrigeração;
climatização.
Já para quem tem empresas ou pretende abrir o próprio negócio, os cursos de empreendedorismo, finanças e marketing serão ofertados com 16 horas/aula, ministrados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Também há vagas para população privada de liberdade, com programação específica para contemplar todas as unidades do sistema prisional. Entre os cursos oferecidos para esse público está o de “design de mechas”, para mulheres que estão na Colônia Penal Feminina do Recife.
LEIA TAMBÉM:
PE oferece 2.820 vagas de qualificação profissional em tecnologia
Além disso, cidadãos cadastrados no programa Chapéu de Palha serão contemplados com cursos nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, mecânica e vestuário.
"A novidade neste ano é o Chapéu de Palha, que é para pessoas que mexem na cana-de-açúcar e na fruticultura, que ficam ociosas boa parte do tempo, quando não tem as colheitas. A gente vai qualificar essas pessoas para terem a oportunidade de também diversificar seu currículo", informou o Emmanuel Gois, secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo.
A formação já começou para a população privada de liberdade. Para o público em geral, as aulas começam na segunda quinzena de agosto. Podem se inscrever candidatos com 18 anos ou mais.
Após finalizar as aulas, os alunos podem ser direcionados a vagas de emprego.
"Quando ele terminar o curso, ele pode se cadastrar no nosso sistema, que é ligado ao Ministério do Trabalho, interligado nas empresas e indústrias de todo o estado. Mas tem que ser direcionado para lá, para através das vagas a gente fazer a seleção e, dessa seleção, ser direcionado para as empresas", explicou o secretário Emmanuel Gois.
Programa Qualifica PE oferece capacitações profissionais
Gabriel Santana/Secom
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar