Linnpy

G
G1
6h

Bahia recebe exposição ‘Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos’ de Alexandre Baena

Precisa de um site para sua empresa
Precisa de um site para sua empresa
Tenha um site profissional para sua empresa. Seja institucional ou loja virtual. Chame no Whatsapp
BID Mídia Patrocinado
Bahia recebe exposição ‘Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos’ de Alexandre Baena
Exposição começa nesta sexta (9), no Museu Eugênio Teixeira Leal, Galeria Francisco de Sá, no Pelourinho. Exposição que retrata a festa do Sairé chega a Salvador (BA)
Alexandre Baena
A vibrante pluralidade cultural apresentada na Exposição ‘Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos’, do fotógrafo paraense, Alexandre Baena, poderá ser vista pelos baianos e visitantes de Salvador (BA) a partir desta sexta-feira (9), no Museu Eugênio Teixeira Leal (Galeria Francisco de Sá), localizado em um belíssimo sobrado do século XIX, no centro histórico da capital baiana. A abertura será às 16h.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Em uma atmosfera de cores e misticismo, o público poderá apreciar nas telas do artista o rito cultural-religioso e a famosa disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa, festividade realizada todo ano na vila de Alter do Chão, no município de Santarém, no oeste do Pará.
A realização da exposição sobre o Sairé insere-se no âmbito da valorização, da identidade cultural vibrante dessa celebração com mais de 300 anos e que tem uma imersão na cultura dos povos tradicionais, a riqueza da Amazônia Paraense e desta forma, levando a cada canto do Brasil, uma mensagem sobre a importância, sobre o respeito, sobre a preservação dos valores humanos e do meio ambiente para a salvaguarda do planeta.
O Sairé é uma festividade com símbolos tradicionais compostos por uma narrativa muito diversificada que é apresentada nas telas, além dos símbolos, os elementos que fazem parte das celebrações, durante o festejo, um grupo seleto é responsável por um momento de conexão com o rito religioso, que transcende o que os olhos podem ver. Na parte profana, um dos momentos altos da festividade é a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa.
Apresentação do Boto Cor de Rosa registrada por Alexandre Baena
Alexandre Baena
Também curador da exposição, Alexandre Baena destaca s elementos centrais do louvor à Santíssima Trindade em Alter do Chão e em paralelo o lado profano, através de uma lenda amazônica extraordinária: A lenda do boto.
O Rito Religioso tem a presença forte de ribeirinhos, quilombolas, indígena borari, todos com traços bem expressivos que vão da colocação dos mastros as rezas e seus cantos de louvores, e na disputa dos botos os elementos de indumentária, as cores vibrantes e a presença dos povos tradicionais fica clara em cada cena apresentada em cada uma das telas.
"A mensagem dos povos originários é bem perceptiva, sobre a necessidade da preservação da casa que habitamos e a necessidade de coexistência entre a biodiversidade, tudo deve ser em equilíbrio e as forças ancestrais fazem a salvaguarda desse equilíbrio, na narrativa apresentada na exposição, nós fazemos uma reflexão na morte do boto, animal que é protegido pelos Encantados, e que é trazido à vida, e aqui se buscando um olhar não literal ao que é apresentado, você tem, claramente, essa forte mensagem de preservação do meio ambiente, do ecossistema e da vida ancestral, num momento principalmente, onde vivemos os preparativos para a COP30, e o mundo se volta para o Brasil”, ressaltou o artista.
Apresentação do Boto Tucuxi registrada pelas lentes de Alexandre Baena
Alexandre Baena
A exposição já passou por Brasília, Paraná, Minas Gerais, chegando agora a Salvador na Bahia e depois seguindo sua trajetória para o Amazonas, Pará e Santarém, para ser montada durante a festividade do Sairé em setembro deste ano. A exposição, explica Baena, é um convite para que todos possam viver a festividade.
“É uma oportunidade imperdível e a nossa expectativa é plantar a vontade de viver o Sairé em cada visitante da exposição, virando um multiplicador de informações sobre a cultura do Pará, do Brasil, e podendo criar memórias incríveis”, enfatiza. A itinerância tem o patrocínio da Prefeitura de Santarém, do deputado federal Henderson Pinto, Governo do Estado do Pará através do Banpará, Secretaria de Cultura, Secretaria de Turismo, com realização MAB Comunicação.
O fotógrafo
Alexandre Baena é um artista diversificado, publicitário, cineasta e documentarista, atuando no segmento cultural dentro do mercado nacional e internacional. Baena já montou 15 exposições neste processo de itinerância, rodando as cinco regiões brasileiras com suas exposições e sendo recebido em grandes espaços de relevância cultural e turística, como Museus, Palácios, Galerias e Centros Culturais, tendo como base de seu atual trabalho a valorização e divulgação da cultura do Estado do Pará.
No ano de 2023, realizou o projeto da exposição ‘Esmolação - Imagens da Marujada de Bragança pelo Brasil’, no primeiro semestre de 2024, iniciou o projeto da exposição ‘Juruti - Festival das Tribos’, no final do segundo semestre, começou a exposição “Caminhos para Belém - o amor que flui como água” retratando os devotos e promesseiros do Círio de Nossa Senhora de Nazaré que segue em itinerância nacional junto com o ‘Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos’, agora em 2025.
Serviço:
Exposição ‘Sairé - Celebração, louvor e disputa dos Botos’
Artista: Alexandre Baena
Técnica: fotografias
Abertura: 09 de maio de 2025
Hora: 16h
Período: 09 a 30 de maio de 2025 (segunda a sexta-feira de 09h às 18h)
Local: Museu Eugênio Teixeira Leal (Galeria Francisco de Sá) - Rua do Açouguinho, 1 – Pelourinho, Salvador, BA.
Entrada franca
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar