Linnpy

G
G1
3h

Lixo descartado irregularmente atinge córrego e gera transtornos a moradores em Piracicaba

Lixo descartado irregularmente atinge córrego e gera transtornos a moradores em Piracicaba
Acúmulo de resíduos causa mau cheiro, atrai animais peçonhentos e causa transbordo da água do córrego em dias de chuva, segundo vizinhos. Descarte irregular de lixo é alvo de reclamação em Piracicaba
Moradores do bairro Nova Paulista, em Piracicaba (SP), denunciam o descarte irregular de lixo próximo a um córrego. Os resíduos se acumulam, caem por um barranco e chegam à água, causando transtornos e preocupação aos vizinhos.
? Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
Pneus, restos de móveis, lixo doméstico e plásticos acumulam-se entre a área verde e o córrego do bairro. Uma equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, esteve no local para registrar a situação e conversar com os moradores.
O técnico de instalação Cleyton Nascimento mora ao lado de onde ocorre o descarte de lixo. Ele faz a higienização do pedaço mais próximo a sua casa, carpindo o terreno para evitar mato alto e sujeira.
"Faço a limpeza aqui ao redor, mas sempre o pessoal tá jogando lixo, entulho. É complicado. A gente tem filho pequeno e fica preocupado com escorpião, barata e aranha", reclama Cleyton.
Quantidade de lixo acumulado no bairro Nova Paulista, em Piracicaba, tem causado transtorno aos moradores
Edijan Del Santo/EPTV
'Fedor insuportável'
Em outros pontos próximo ao local, há descarte de materiais, como garrafas de vidro e pneus, que podem acumular água parada e se tornar criadouros para o mosquito da dengue.
Resíduos de entulho também são encontrados no local, cobrindo parte da área verde em volta do córrego. A dona de casa Andreia Cristina Rodrigues lamenta a situação do bairro, onde vive desde que que nasceu.
"Muito lixo, fora os usuários que entram ali. Tinha que ter um muro ali pra não entrar. E o pessoal também que joga o lixo ali. O fedor é insuportável. A prefeitura já falou que ia tampar o córrego, mas até hoje isso não aconteceu", reclama.
Lixo descartado irregularmente no bairro Nova Paulista, em Piracicaba, acaba deslizando e parando em um córrego
Edijan Del Santo/EPTV
Problema recorrente
O incômodo dos moradores é, principalmente, pela recorrência do problema. O mecânico Fábio Henrique da Cunha comenta que o descarte e o acúmulo de lixo no local ocorrem há anos.
"Isso ocorre já há muitos e muitos anos. Às vezes, pessoas de fora ou próprio morador joga, acaba acumulando. O maior problema é quando a chuva vem, as águas sobem e chega transbordar", revela o mecânico.
Outro morador informou à equipe que, às vezes, chegam caminhonetes e kombis carregadas com resíduos para descartar na área.
Transformação no local
A casa da recepcionista Noêmia Lobato da Silva fica bem ao lado do local com lixo acumulado. Com autorização da Prefeitura de Piracicaba, ela e a família passaram a cuidar da área verde - com limpeza, plantação de novas árvores e cuidado frequente.
"Os vizinhos reclamavam muito de escorpião, muita bagunça, barata, por conta do lixo. Graças a Deus eu consegui um papel na prefeitura pra limpar esta área e fiz essa pracinha linda que tá aqui. Mas, em compensação, do lado é horrível", conta Noêmia.
Ela comenta que até animais mortos são descartados na área ao lado, junto com todo o lixo.
Junto com a família, Noêmia passou a cuidar e manter a área próxima a sua casa limpa
Edijan Del Santo/EPTV
O que diz a prefeitura
A Secretaria de Obras, Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba informou que o local é um ponto viciado de descarte irregular de lixo e resíduos.
Segundo a administração, já foram colocadas placas alertando a população, mas elas são retiradas. Também conforme o governo municipal, a limpeza do local será feita na próxima semana.
O descarte irregular de resíduos é crime e pode resultar em multa, detenção ou reclusão, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).
? Para denunciar, é preciso informar a prefeitura por meio do SIP-156 ou o Pelotão Ambiental no telefone (19) 3426-1996.
Veja mais notícias de Piracicaba e região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar