Linnpy

G
G1
6h

Café com farinha, bolo de milho ou tucumã: conheça jeitos curiosos e únicos de tomar café em RO

Café com farinha, bolo de milho ou tucumã: conheça jeitos curiosos e únicos de tomar café em RO
A culinária regional se destaca pela forma única de unir ingredientes típicos da Amazônia ao tradicional café. Conheça as combinações mais inusitadas. Xícara de café
Adobe Stock
Você já tomou café com farinha de mandioca logo cedo? Essa combinação, no mínimo inusitada para quem é de fora, é parte do café da manhã de muitos rondonienses e ajuda a contar a história da culinária regional. E não para por aí: em Rondônia, o café pode ganhar acompanhamentos típicos que vão do tucumã ao tradicional bolo de milho.
Neste sábado (24), Dia Nacional do Café, o g1 reuniu algumas das formas mais curiosas e saborosas de tomar café no estado. Confira:
☕ Café preto com farinha de mandioca
Pode parecer estranho para alguns, mas essa mistura é comum em muitas casas de Rondônia. Seja no café da manhã ou no fim da tarde, o café preto com farinha de mandioca é uma verdadeira "merenda raiz".
Segundo o nutricionista Roberto Rocha, a combinação une dois elementos essenciais para o organismo: o carboidrato da farinha, que fornece energia, e a cafeína, que estimula o sistema nervoso central e ajuda a melhorar o foco. No entanto, deve ser consumido com moderação.
? Café com tucumã e farinha
O tucumã é um fruto de polpa alaranjada e rica em fibras, muito presente na culinária do Norte do país. Em Rondônia, ele também é consumido in natura, ou seja, sem cozimento ou preparo especial, especialmente no interior e em comunidades ribeirinhas. A receita é simples: basta descascar o fruto, adicionar farinha e acompanhar com uma xícara de café. Um café da manhã nutritivo e cheio de identidade regional.
De acordo com a Ladyslene Christhyns de Paula, Engenheira de Alimentos e professora do Departamento de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Rondônia (Unir), o tucumã fornece saciedade e nutrientes como vitamina A, antioxidantes, além de ácidos graxos insaturados (ômega 6 e 9), que são as gorduras boas, complementando muito bem o café — especialmente quando acompanhado de pão ou tapioca.
? Café com bolo de milho
Clássico dos clássicos! O bolo de milho é presença certa em festas juninas, cafés da manhã e lanches da tarde. Quando servido com café, então, vira praticamente uma refeição dos deuses. Cremoso, assado ou cozido na palha — o milho é versátil e combina perfeitamente com o sabor marcante do café.
Segundo Ladyslene, o bolo de milho é uma boa fonte de carboidratos e fibras, sendo uma boa combinação para promover energia, ideal pra começar o dia. Principalmente se elaborado com pouco óleo e açúcar.
O café como símbolo de afeto e identidade cultural
Mais que alimento, o café é um símbolo de hospitalidade e um ponto de encontro em Rondônia. A mistura cultural do estado, resultado da presença indígena e da migração de várias regiões brasileiras, reflete-se nos sabores e costumes do café da manhã local.
De acordo com a Engenheira de Alimentos Ladyslene Christhyns de Paula, o café da manhã rondoniense é uma verdadeira fusão de tradições regionais e nacionais. Para a professora, o café tem um papel social muito importante.
“Oferecer café é sinal de hospitalidade e carinho. ‘Tomar um cafezinho’ é um momento para conversar, criar memórias e reforçar laços", disse.
Além disso, o café também traz benefícios para a saúde, quando consumido com moderação, devido às suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que podem contribuir para a prevenção de algumas doenças.
“Estudos relacionam o consumo moderado de café com redução do risco de diabetes tipo 2 e doenças neurodegenerativas.”
VEJA TAMBÉM:
Dia mundial do café

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar