Linnpy

G
G1
5h

MP vai apurar morte de adolescente que teve infecção generalizada após queda de bicicleta no interior do AC

Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas Linha Tesoura Bolsa c/ Zíper Completo C/ 42 Peças
Shopee Patrocinado
MP vai apurar morte de adolescente que teve infecção generalizada após queda de bicicleta no interior do AC
Órgão quer esclarecer circunstâncias que levaram ao falecimento de Diogo Silva Albuquerque, de 12 anos, e se o atendimento recebido por ele em hospitais contribuiu para o óbito. Segundo a mãe do jovem, o atendimento foi falho em diversos momentos. Sesacre disse que prestou atendimentos necessários. Diogo e a mãe, Isaquilene de Souza; ele morreu no último domingo (18) em Feijó após uma infecção generalizada
Arquivo pessoal
Após a morte de Diogo Silva Albuquerque, de 12 anos, no último domingo (18), por conta de sepse (infecção generalizada) associada a celulite por conta de um ferimento na perna, em Feijó, no interior do Acre, o Ministério Público do Acre (MP-AC) instaurou um procedimento para apurar se o atendimento que ele recebeu em hospitais contribuiu ou não para o desfecho trágico.
? Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
À época da morte do adolescente, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) disse que não houve omissão ou demora no atendimento. (Veja nota no final da reportagem)
Para o procedimento de notícia de fato, a Promotoria de Justiça Criminal de Feijó pediu exames periciais e a abertura de inquérito para apurar as causas da morte do jovem.
O promotor Lucas Nonato também pediu abertura de procedimento administrativo disciplinar para averiguar as responsabilidades da unidade hospitalar.
Caso sejam coletadas evidências concretas, o procedimento pode ser convertido em procedimento preparatório e depois possibilidades de investigação pelo MP.
"Em paralelo, a situação é acompanhada em procedimento administrativo na Promotoria de Justiça Cível, que realizará reunião com autoridades estaduais e municipais nesta quinta-feira (22)", informou o órgão.
Diogo Silva Albuquerque, de 12 anos, morreu após uma infecção generalizada
Arquivo pessoal
Queda de bicicleta
A mãe de Diogo, Isaquilene de Souza, contou ao g1 que o rapaz foi levado por um tio ao hospital após se ferir pois ela estava em um compromisso da igreja que frequenta. Ainda no dia 11, segundo ela, Diogo foi mandado de volta para casa após receber uma sutura.
Entretanto, para a mãe, ele deveria ter permanecido no hospital, passar por exames e receber a devida medicação.
“Os enfermeiros fizeram a limpeza e simplesmente costuraram [o ferimento]. Mas a limpeza não foi uma limpeza profissional, não foi uma limpeza adequada. Com certeza ficou o resto de alguma coisa dentro. No corte, a gente via algum pedacinho preto. Foi o que fizeram: passaram simplesmente um ibuprofeno para a criança tomar, e mandaram de volta para casa”, relatou ao g1.
Você pode conferir o relato da mãe do adolescente e entender o contexto do caso nesta reportagem.
Nota da Sesacre
"A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Coordenação Regional de Saúde do Juruá, manifesta profundo pesar pelo falecimento do paciente de 12 anos no sábado, 17, no Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, e se solidariza com a família neste momento de dor.
De acordo com o prontuário, o paciente deu entrada no Hospital Geral de Feijó na manhã do dia 15 de maio e, diante do agravamento do seu quadro clínico, a transferência foi solicitada no dia 16, sendo realizada já no dia 17, dentro do prazo estabelecido pelos protocolos do Ministério da Saúde.
É importante esclarecer que não houve qualquer omissão ou demora no atendimento. O caso apresentava um quadro infeccioso severo, de rápida evolução, e todas as medidas cabíveis foram adotadas com agilidade e responsabilidade pelas equipes das duas unidades. O atendimento foi feito de forma contínua, com suporte médico e de uma equipe multiprofissional.
Infelizmente, apesar dos esforços intensivos das equipes, o quadro evoluiu para uma sepse grave associada à celulite, o que impediu um desfecho positivo.
A Sesacre reafirma seu compromisso com a assistência à saúde baseada em critérios técnicos e humanos, e reitera que todas as ações foram conduzidas conforme os protocolos clínicos vigentes.
Diani Carvalho
Coordenação Regional de Saúde do Juruá."
Reveja os telejornais do Acre

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar