Linnpy

G
G1
5h

MPF pede suspensão de obras de concessionária no Parque Nacional de Jericoacoara

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
MPF pede suspensão de obras de concessionária no Parque Nacional de Jericoacoara
O órgão ministerial federal entende que são necessárias licenças municipais e estudos de impacto ambiental, mesmo no território nacional. Parque Nacional de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara.
Gustavo Pellizzon/Agência Diário
O Ministério Público Federal pediu que sejam suspensas as obras feitas pela concessionária que administra o Parque Nacional de Jericoacoara. O entendimento do órgão ministerial federal é que são necessárias licenças municipais e estudos de impacto ambiental, mesmo no território que é de nível nacional.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Conforme o MPF, as obras estão sendo realizadas pela Urbia Cataratas Jericoacoara sem licenças municipais ou estudos de impacto ambiental adequados. Em nota, a Urbia Cataratas Jeri argumentou que todas as intervenções no Parque Nacional de Jericoacoara são autorizadas pelo ICMBio, responsável pela gestão da unidade, e que os estudos ambientais necessários foram conduzidos pelo próprio instituto.
A suspensão, conforme o MPF, deve seguir até a obtenção do licenciamento e dos alvarás municipais de Jijoca de Jericoacoara, sob multa diária de cem mil reais. Anteriormente, o município conseguiu na Justiça que fosse suspensa a cobrança de tarifa para quem deseja visitar a Vila de Jericoacoara — que fica circundada pelo parque.
LEIA TAMBÉM:
Taxa para entrada no Parque Nacional de Jericoacoara para acesso à Vila é suspensa pela Justiça
Projeto de lei que legaliza construções irregulares em Jericoacoara é aprovado em caráter de urgência
No entanto, a Justiça federal manteve as obras entendendo que, por se tratarem de intervenções dentro de uma unidade de conservação federal, não seria necessário o licenciamento municipal, bastando a autorização do ICMBio.
Essa parte da decisão motivou o MPF a ajuizar o recurso. Segundo o procurador da República Oscar Costa Filho, a dispensa das licenças ignora a legislação ambiental e representa risco de danos ao meio ambiente local.
“A Urbia Cataratas Jericoacoara iniciou uma grande obra com construção de estrada ligando a localidade do Preá, pertencente ao Município de Cruz até a Vila de Jericoacoara, adentrando no território do Município de Jijoca de Jericoacoara. A obra está sendo realizada sem a devida cautela e o licenciamento necessário, ou seja, sem alvará de construção previsto no Plano Diretor Municipal de Jijoca de Jericoacoara, sob risco de danos irreparáveis tanto ambiental, como de uso e ocupação do solo”, apontou o procurador.
Audiência discute concessão de Parque Nacional de Jericoacoara
Suspensão de cobrança de ingresso
A Justiça federal suspendeu parcialmente a cobrança de ingresso aos visitantes do Parque Nacional de Jericoacoara para quem quer acessar a Vila de Jericoacoara. A decisão foi assinada por Sérgio de Norões Milfont Júnior, juiz federal da 18ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sobral.
De acordo com o documento, não se pode mais cobrar qualquer taxa de entrada para as pessoas que estão de passagem ou se dirigem à Vila de Jericoacoara, considerada a área turística e de maior atração de visitantes. Embora não faça parte do Parque Nacional de Jericoacoara, a área da Vila é toda circundada pelo Parque.
➡️ Entenda a diferença entre o Parque Nacional e a Vila de Jericoacoara.
Ficou facultativa, no entanto, a cobrança de ingresso para a visitação aos atrativos do Parque Nacional, como a duna do pôr do sol, a pedra furada, a árvore da preguiça, as diversas lagoas, etc.
"O que não é razoável é que a concessão se baseie na cobrança de ingresso de quem pretende apenas chegar à Vila, sem qualquer interesse nos atrativos que se localizam dentro do PARNA. Afinal, não se pode também desvirtuar a concessão de Parque Nacional para a instituição de mero pedágio", diz o documento.
Ainda conforme o documento, o município também pede na Justiça que os administradores do Parque (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e Urbia Cataratas Jericoacoara S.A) façam um cadastro prévio dos moradores, trabalhadores e prestadores de serviço da Vila, garantindo que eles não sejam cobrados para acessar a sua própria localidade. A Urbia é a atual empresa concessionária do Parque Nacional.
Outro pedido é a apresentação de um Plano de Ação que envolva a participação da comunidade. Por último, o município também solicita que todas as obras decorrentes dessa concessão sejam interrompidas até que as licenças e alvarás de construção necessários sejam emitidos pela prefeitura.
Entenda a diferença entre a vila, a cidade e o Parque Nacional de Jericoacoara
Praia de Jericoacoara, no litoral oeste, é cartão-postal do Ceará.
Vila Kalango/Reprodução
O município de Jijoca de Jericoacoara foi criado oficialmente em 1991. Nele, estão a Vila de Jeri e grande parte do Parque Nacional. Apesar de estarem no mesmo local, eles têm características específicas (entenda abaixo).
Antes, o território de Jijoca pertencia ao município vizinho, Cruz. Atualmente, o município tem uma população de 27.662 habitantes, conforme estimativa do IBGE.
Jericoacoara é considerada um paraíso turístico e se tornou um dos destinos mais cobiçados do Litoral do Nordeste nos últimos anos.
Apesar da fama, até hoje há certa confusão sobre o que é Jeri, como o local é carinhosamente conhecido. Acontece que o nome Jericoacoara está presente em três esferas: o município, a vila e o parque nacional.
? Entenda a diferença entre as “Jericoacoaras”:
➡️Vila de Jericoacoara: fica a cerca de 25 quilômetros de distância da sede do município; é na vila onde estão os moradores, a rede hoteleira, bares e restaurantes; a partir da vila os visitantes vão conhecer os pontos do parque nacional, como a Pedra Furada; administrativamente falando, a vila é uma espécie de enclave no parque, uma vez que é de responsabilidade da prefeitura de Jijoca, embora esteja cercada pelo território do parque nacional; a vila tem cerca de 88 hectares de extensão.
➡️Parque Nacional de Jericoacoara: é uma área de preservação ambiental, criada 2002, inserida no território dos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim; o parque é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão do governo federal responsável pela gestão de unidades ambientais; tem pouco mais de 8 mil hectares.
➡️Jijoca de Jericoacoara: é o nome oficial do município cearense, localizado no litoral norte do estado, dentro do qual estão a Vila de Jericoacoara e a maior parte do Parque Nacional de Jericoacoara; tem 201.858 km² de extensão.
Audiência discute concessão de Parque Nacional de Jericoacoara
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar