Linnpy

G
G1
4h

Entenda riscos à saúde causados pelo tempo seco e cuidados necessários durante o período

Entenda riscos à saúde causados pelo tempo seco e cuidados necessários durante o período
Especialista explica que o ideal para umidade relativa do ar é de 50 a 80%. Previsão do Inmet indica nível de 30% a partir deste domingo (6) em Piracicaba. Tempo seco em Piracicaba
Claudia Assencio/g1
Tipicamente presente durante o inverno, a queda na umidade relativa do ar é uma condição climática que pode causar mais do que apenas desconforto. Dias com níveis abaixo do indicado podem causar riscos à saúde e requerem a atenção da população, apontam especialistas.
O médico Hamilton Bonilha explica ao g1 que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal para a umidade relativa do ar é de 50% a 80%.
Previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que a umidade mínima do ar baixe até 30% neste domingo (6), segunda (7) e terça-feira (8) em Piracicaba (SP).
? Participe do canal do g1 Piracicaba e região no WhatsApp
Hamilton alerta que problemas já existentes podem ser agravados, e que até mesmo quem não sofre com nenhuma condição de saúde pode passar por dificuldades com o tempo seco. Ele também orienta sobre cuidados necessários durante o período. Confira abaixo:
Tempo seco pode causar a aparição de conjuntivite
Getty Images
Riscos à saúde
O médico alerta para os ricos oferecidos a alguns grupos durante o período de seca. As doenças cardiorrespiratórias, por exemplo, podem ter as condições agravadas.
Pessoas cardiopatas também sofrem com o aumento no risco cardíaco, principalmente aquelas com doença coronariana. Isso ocorre porque pode haver aumento do trabalho do coração para vencer a resistência pulmonar, ocasionada pelo fechamento dos brônquios devido a aspiração de poluentes tóxicos.
Doenças respiratórias crônicas podem ter algum tipo descompensação, com crises de falta de ar e infecções, devido a irritação pulmonar causada por resíduos poluentes.
Mesmo quem não apresenta nenhum tipo de problema de saúde está suscetível a ser afetado pela baixar umidade no ar. O médico conta que pode ocorrer ressecamento da garganta, narinas e olhos, podendo até ocorrer sangramento nasal e conjuntivite, que reduz a barreira de proteção, facilitando as infecções bacterianas e virais.
Cuidados necessários ?
Umidificador de ar pode ajudar durante o período de tempo seco
Getty Images
Para amenizar as adversidades que podem atingir as pessoas durante o período, o médico indica uma série de atitudes que pode ser seguidas:
Alimentação saudável;
Hidratação adequada;
Usar soro fisiológico para hidratar as narinas;
Evitar exercícios físicos entre 10h e 17h;
Permitir um fluxo de ar mais adequado no ambiente domiciliar, evitando utensílios que acumulem poeira como tapetes, cortinas e almofadas;
Colocar uma bacia com água no quarto ou umidificadores de ar;
Evitar uso de vassouras, dando preferência aos panos de chão úmidos.
Tempo seco pode agravar quadros respiratórios; veja dicas para enfrentar a baixa umidade
Previsão do tempo ?️
Confira abaixo a previsão do Inmet para os próximos dias em Piracicaba ?
Domingo (6)
Mínima de 9ºC
Máxima de 24ºC
Umidade mínima do ar 30%
Segunda-feira (7)
Mínima de 9ºC
Máxima de 25ºC
Umidade mínima do ar 30%
Terça-feira (8)
Mínima de 9ºC
Máxima de 26ºC
Umidade mínima do ar 30%
Infecções respiratórias
Além do tempo seco, Piracicaba também tem sofrido durante o período de frio com o surto da Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) e infecções respiratórias virais, principalmente por influenza. A cidade decretou estado de emergência em saúde no dia 19 de maio devido à alta nos casos e internações.
VEJA TAMBÉM:
Piracicaba registra 36 mortes por síndrome respiratória em 2025; veja cenário da doença na cidade
O médico explica que a transmissão ocorre de forma muito fácil, por gotículas respiratórias ou contato com secreções. Por isso, ele indica que as pessoas que apresentem sintomas gripais ou recebam um diagnóstico fiquem em casa, mantenham os cuidados com a higiene respiratória e evitem o contato com idosos.
Para se prevenir, a indicação do médico é manter a vacinação em dia em todos os grupos e idades.
"A vacinação é crucial para prevenção. Vacinas contra gripe, trivalente ou quadrivalente, são compostas por vírus morto, portanto, não causa doença. Mas demora 15 dias para começar a criar imunidade, assim, tomar logo que disponível", reforça.
Ele também explica que em gestantes é crucial que seja feita a imunização, entre a semana 32 e 36, pois previne a bronquiolite, que pode ser transmitida por anticorpos maternos aos recém-nascidos.
Preparação de vacina contra a gripe
Prefeitura de Piracicaba
VACINAÇÃO
Em Piracicaba, o imunizante contra a gripe/influenza é aplicado de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto UBS Paulista, e Unidades de Saúde da Família (USFs).
As UBSs Caxambu, Centro, Vila Rezende, Novo Horizonte e Parque Piracicaba também realizam vacinação no período da noite, das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira.
Não é preciso fazer agendamento. Basta comparecer com documento de identificação com foto, carteira de vacinação e Cartão Nacional do SUS.
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba e região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar