Linnpy

G
G1
5h

Aposentados e pensionistas passam a usar biometria para contratar empréstimo consignado

Aposentados e pensionistas passam a usar biometria para contratar empréstimo consignado
Se o segurado desconfiar de alguma irregularidade no consignado, deve registrar reclamação imediatamente no Meu INSS ou pelo telefone 135. Uso de biometria passou a ser obrigatório pra aposentados e pensionistas liberarem empréstimo consignado
Nesta sexta-feira (23), aposentados e pensionistas passaram a usar biometria para contratar empréstimo consignado.
Os pedidos de empréstimo consignado com desconto direto no benefício estavam suspensos desde o dia 9 de maio. O INSS atendeu a uma determinação do Tribunal de Contas da União para dar mais segurança ao aposentado e pensionista.
O aposentado Cleudson Fernandes disse que diariamente recebe muitas ligações com ofertas de empréstimos.
"Eu comecei a receber telefonemas, mais de 100 por dia. Tinha dia que era 120, 140. Eles ligavam no meu celular, no da minha esposa, do meu filho de 7 anos que nunca foi cadastro em nada, que era só por estar no meu CPF, eles conseguiam os dados".
A partir desta sexta-feira (23), os beneficiários vão poder voltar a autorizar os empréstimos consignados, mas, para liberar o pagamento direto, o segurado deve entrar no "Meu INSS", pelo aplicativo do celular ou na internet. Escolher a opção "desbloquear benefício para empréstimo consignado". Aí vem a parte da biometria por reconhecimento facial, que passa a ser obrigatória. Depois de feita a biometria, o segurado poderá deixar visíveis - ou não - informações sobre a margem do consignado para os bancos.
Uma recomendação: se o segurado desconfiar de alguma irregularidade no consignado, deve registrar reclamação imediatamente no Meu INSS ou pelo telefone 135.
A mudança no consignado foi provocada pelo escândalo dos descontos ilegais de entidades e associações nas aposentadorias e pensões do INSS. O governo suspendeu qualquer cobrança dessas entidades - mesmo as autorizadas pelos segurados.
Segundo o INSS, alguns descontos ocorreram após a suspensão porque parte das folhas de pagamento já havia sido fechada. Ao todo, R$ 292 milhões começam a ser devolvidos a partir de segunda-feira até 6 de junho. O dinheiro vai cair na mesma conta do benefício.
O governo ainda não tem previsão para o início do ressarcimento às vítimas do esquema de descontos ilegais feitos antes do bloqueio, desde março de 2020.
Aposentados e pensionistas passam a usar biometria para contratar empréstimo consignado
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
INSS começa a devolver descontos indevidos de aposentados na segunda (26); veja calendário
Fraudes no INSS: atendimento presencial será feito nos Correios e começa dia 30
INSS passa a exigir biometria para novos empréstimos consignados; saiba como vai funcionar

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar