Linnpy

G
G1
4h

Memorial Mestre Luiz Antônio é inaugurado em Caruaru

Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Artes para redes sociais sem compromisso com mensalidade
Deixe suas redes sociais por nossa conta. 10 artes para redes sociais apenas R$149,90
BID Midia Patrocinado
Memorial Mestre Luiz Antônio é inaugurado em Caruaru
Obras destacam a ligação do artesão com a tecnologia e episódios marcantes da história do Alto do Moura. Memorial Mestre Luiz Antônio será inaugurado no Alto do Moura
Acervo pessoal
O Memorial Mestre Luiz Antônio será inaugurado nesta terça-feira (20), às 19h, no bairro Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O espaço vai abrigar peças que narram a trajetória do artesão, reconhecido como Patrimônio Vivo de Caruaru desde 2019 e de Pernambuco desde 2021. A entrada para o público é gratuita.
✅ Receba as notícias do g1 Caruaru e região no seu WhatsApp
O memorial é resultado de uma parceria entre a iniciativa pública e a privada. A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, fornecerá apoio técnico, além de reforço para a equipe de atendimento e manutenção do espaço. O local fica na Rua Mestre Vitalino, no Alto do Moura, onde o artista mantém seu ateliê.
História do Mestre Luiz Antônio
Mestre Luiz Antônio
Foto: Arquivo Pessoal
O artesão Luiz Antônio nasceu em 1935 e é natural do Alto do Moura. Convivendo com Mestre Vitalino, seguiu influências do mestre, mas desenvolveu estilo próprio. Uma de suas marcas é a representação de cenas do cotidiano e de objetos ligados à tecnologia.
O artista já criou peças como o fotógrafo, cinegrafista, postos de gasolina, veículos e profissionais como eletricistas. Também retratou a banda de pífanos e a mulher em operação cesariana.
Em 1986, viajou ao Japão para participar da Feira Internacional de Turismo, onde apresentou cerca de 300 peças. No mesmo ano, recebeu o Prêmio Eleikeiroz do Nordeste, durante a primeira Bienal de Artesanato de Pernambuco. Em 2017, foi contemplado com o Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, do Ministério da Cultura.
O artesão também foi vencedor de concurso promovido pela Prefeitura de Caruaru em comemoração aos 114 anos da cidade, com peças que retratam equipamentos como a Maria Fumaça e motocicletas. Algumas das obras exigem técnicas avançadas de modelagem e queima para representar com precisão os mecanismos internos. Um exemplo é a peça inspirada no eletricista, baseada no processo de eletrificação do Alto do Moura nos anos 1980.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar