Linnpy

G
G1
4h

Servidores de diversas categorias do Recife entram em greve pedindo reajuste salarial

Servidores de diversas categorias do Recife entram em greve pedindo reajuste salarial
Ao todo, 28 categorias participam da mobilização, organizada pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Recife (Sindsepre). Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Recife (Sindsepre) em frente à prefeitura da cidade
Sindsepre/Divulgação
Servidores municipais do Recife entraram em greve nesta quarta-feira (30), pedindo reajuste salarial à prefeitura. Ao todo, fazem parte da mobilização 28 categorias, que fazem parte do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Recife (Sindsepre).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
O sindicato informou que representa cerca de 17 mil servidores, mas não há balanço oficial de quantos deles suspenderam as atividades. Há relatos de creches e Centros de Atenção Psicossocial (Caps) fechados.
O Sindsepre informou que, entre os serviços e profissionais paralisados, estão:
Auxiliar de desenvolvimento Infantil (ADI);
Agente de apoio ao desenvolvimento escolar especial (AADEE);
Agente de apoio escolar (AAE);
Secretaria de Meio Ambiente;
Assistência Social;
Defesa Civil;
Saúde mental;
Nutricionistas escolares;
Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb);
Autarquia de Urbanização do Recife (URB);
Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb).
De acordo com o Sindsepre, a reivindicação das categorias é de receberem reajuste de 4,77%, equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a inflação oficial.
O sindicato informou que, até o momento, a proposta oferecida pela prefeitura é de 1,5% para todas as categorias, além do acréscimo de R$ 1 por dia no vale alimentação. Por causa disso, em assembleia, os servidores decidiram deflagrar a greve.
Nesta quarta, os servidores fizeram um ato em frente à sede da prefeitura, no Cais do Apolo, no Bairro do Recife. À tarde, uma comissão foi recebida pela gestão, mas, até a última atualização desta reportagem, não havia definição para suspensão da greve.
Procurada pelo g1, a prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Administração, disse que a mesa de negociação salarial com todas as categorias de servidores ainda está aberta e, "por parte da gestão municipal, o diálogo segue permanente e passando por todos os processos comuns em campanhas salariais".
"A prefeitura do Recife reforça que, nos últimos anos, entregou ganhos reais aos servidores do município e realizou as maiores contratações da história com concursos em diversas áreas de atuação da cidade, o que elevou a qualidade da prestação do serviço à população e, principalmente, do dia a dia do servidor público municipal", informou a gestão.
▶️ Confira o que é o INPC, índice usado para calcular reajustes salariais:
O que são IPCA, INPC, IGP-M e para quê servem?
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar