Linnpy

G
G1
1d

Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio

Neve, chuva congelada e geada: entenda diferença entre fenômenos que podem acontecer durante a onda de frio
Há previsão de marcas abaixo de 0°C, principalmente no Sul do país. Além disso, a expectativa é que a forte massa de ar frio possa atingir até o Norte do Brasil. Entenda a diferença neve, chuva congelante, chuva congelada e geada
A partir desta quarta-feira (28), boa parte do país deve começar a registar temperaturas abaixo da média com o que está sendo considerada a primeira grande onda de frio do ano.
Há previsão de marcas abaixo de 0°C, principalmente no Sul do país. Além disso, a expectativa é que a forte massa de ar frio possa atingir até o Norte do Brasil.
De acordo com os meteorologistas, os últimos modelos indicam que temperaturas negativas devem ser registradas em boa parte do Sul na madrugada e manhã de quinta-feira (29), com grande possibilidade de acontecerem as chamadas precipitações invernais.
? As precipitações invernais são todo o tipo de fenômeno que envolve algo sólido ou líquido caindo das nuvens durantes os meses mais frios do ano.
Entenda, abaixo, o que são esses fenômenos.
Precipitações de inverno
Arte/g1
Neve
A neve é formada por um aglomerado de cristais de gelo que se desenvolvem dentro de uma nuvem. Estes flocos chegam ao solo no mesmo estado.
❄️A neve recém caída das nuvens é muito branca, mas com o passar das horas, vai virando um aglomerado de gelo no solo e aos poucos derrete.
"A neve acontece quando temos nuvens de chuva com temperaturas abaixo de 0ºC. O tipo de chuva que cai da nuvem já sai em forma de flocos, congelada. Os flocos não derretem no meio do caminho", diz Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.
Foto de julho de 2021: Neve acumulada no interior de Caxias do Sul (RS)
Luca Erbes/Futura Press/Estadão Conteúdo
Chuva congelada
A chuva congelada ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio.
?️Ela recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.
"É como se tivessem gotas de água congeladas no caminho. Não é parecido com o granizo, que é mais duro. Essas gotas de água são mais flocadas mas, diferente da neve, elas saem da nuvem ainda em formato líquido e no meio do caminho congelam, formando flocos", explica Cesar Soares.
Chuva congelante
A chuva congelante é um evento mais raro em nosso país.
Segundo o meteorologista da Climatempo, a chuva ocorre de forma normal, com a queda da gotícula na atmosfera, mas a água se congela ao tocar uma superfície.
"Quando ocorre uma chuva congelante, você vê as gotas caindo, mas olha as pessoas na rua e as pessoas não se 'molham', porque a gota congela quando toca a superfície", explica Soares.
Geada
A geada ocorre quando é formada uma camada de gelo nas superfícies por causa da intensa redução de temperatura quando a umidade do ar está elevada.
06/05/22: Detalhe de flor com geada em Santa Catarina
Mycchel Legnagi/São Joaquim Online
Onda de Frio

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar