Maio Amarelo 2025: cidades do Alto Tietê têm ações de conscientização sobre trânsito seguro

Esta em busca de aumentar suas vendas?
Serviço completo para gestão de midias sociais, Anuncie no Instagram, Facebook e Linnpy
BID Mídia Patrocinado

Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano já divulgaram programação da edição que tem como tema 'Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana'. Especialista em tráfego e transporte urbano avalia que a maior parte das causas dos acidentes pode estar relacionada a falta de responsabilidade do motorista. Prefeitura realizou simulado de acidente de trânsito em Jundiapeba dentro da programação do Maio Amarelo
Divulgação/PMMC
A edição 2025 do Maio Amarelo tem como tema "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana". No Alto Tietê, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano já divulgaram as ações que acontecem durante a campanha.
O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O g1 fez um levantamento das ações nas dez cidades do Alto Tietê. Biritiba-Mirim informou que vai divulgar as atividades na segunda quinzena de maio e Guararema afirmou que os eventos estão sendo preparados e serão anunciados em breve.
Já Arujá, Poá e Salesópolis não responderam aos questionamentos do g1.
Para Erico Francisco Innocente, professor de engenharia de tráfego e transporte urbano da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas, a ação traz impactos positivos nos condutores até mesmo no exterior. "Verificamos que em várias regiões específicas no exterior que o impacto é muito grande. O motorista é maior beneficiado nessa história toda, que entende a maneira de conduzir o veículo dentro do espaço das vias. Chamar atenção, principalmente, com a sinalizações semafóricas", disse.
Na visão do especialista, o motorista precisa entender a responsabilidade de assumir o volante de um carro. "Ele não pode achar que está em um ambiente onde ele cria situações. Precisa fazer parte do sistema e ser muito responsável".
Para o professor, a campanha se torna ainda mais importante em nível regional. "Infelizmente muitos não possuem conhecimento sobre as informações dentro da via pública. Ela é um espaço entre o alinhamento predial dos dois lados. A via nasce e permanece como nasceu por vários anos. O que vemos é uma fluência maior de veículos e o espaço fica pequeno. A educação é primordial nisso", analisou.
Infosiga
Segundo o Infosiga, o número de mortes no trânsito do Alto Tietê caiu 33,33% em março. No total, foram 16 mortes contabilizadas, contra 24 no mesmo período do ano passado. Entre as vítimas, 14 eram homens e duas eram mulheres. Do total de acidentes com mortes, seis eram pedestres, cinco envolveram motocicletas, quatro envolveram carros e um foi com um caminhão.
Em relação ao tipo do acidente, sete foram atropelamentos, cinco foram colisões, dois foram choques e outros dois não foram informados.
Os 16 acidentes de março se dividiram entre sete municípios do Alto Tietê, sendo eles Arujá, Biritiba-Mirim, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A cidade da região que mais registrou acidentes com morte foi Mogi das Cruzes, com sete.
Para Innocente, a maior parte das causas dos acidentes pode estar relacionada a falta de responsabilidade do motorista.
"Os carros estão mais seguros. Quem está no veículo, tem todos os dispositivos de segurança instalados. O pedestres e os motociclistas acabam levando a pior. Os airbags e a forma como o chassi são preparados absorvem muito o impacto, além do porte do automóvel. O problema é a alta velocidade e de postura ao assumir volante após ingerir álcool. Tudo isso vai por água abaixo. É a falta de responsabilidade", finalizou.
Confira as ações do Maio Amarelo no Alto Tietê
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que a programação conta com com blitzs educativas, teatro interativo nas escolas, atividade especial na Escola do Agente de Trânsito Mirim e ação educativa em torno das unidades de ensino.
O telefone para mais informações é o 4674-4000.
Itaquaquecetuba
De acordo com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, o cronograma envolve aulas em escolas municipais, teatro para idosos e blitz educativa. A novidade deste ano é o simulador de impacto com realidade virtual.
Segundo a administração municipal, os alunos serão orientados sobre os cuidados no trânsito e segurança. Serão disponibilizados materiais audiovisuais e uma faixa de pedestres para simular como atravessar a rua de forma segura.
No dia 22, das 8h às 13h, um simulador de impacto com realidade virtual estará na Praça Padre João Álvares. O equipamento O equipamento combina a sensação física de uma colisão frontal com recursos audiovisuais por meio de óculos com vídeo imersivo. A ideia é reforçar a importância sobre o uso de cinto de segurança.
A ação é realizada em parceria com a Ecopista e contará com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de SP, da Polícia Rodoviária Estadual e membros do Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI).
O equipamento combina a sensação física de uma colisão frontal com recursos audiovisuais através de um óculos com vídeos. O objetivo é reforçar a importância do uso do cinto de segurança.
Neste dia, segundo a Prefeitura, também haverá uma blitz educativa no local. A ação abordará acidentes de trânsito e suas consequências.
No dia 28 de maio, das 9h às 12h, uma apresentação teatral marca o encerramento da campanha na sede do Cemi. A peça falará sobre atitudes seguras com a participação dos idosos. O Cemi fica na Avenida Ítalo Adami, 136, na Vila Zerefina.
Mogi das Cruzes
Em Mogi das Cruzes, a campanha acontece até o dia 30 de maio. Neste período, diversas atividades serão realizadas no município. Entre a programação estão visitas em escolas, palestras, operações e a instalação de um simulador de impacto no Largo do Rosário.
13 e 14/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante (CEIM Professora Luiza Conceição da Silva - Jundiapeba) - 8h30 às 15h30
15/05: Pit Stop Motociclistas (Rodovia Pedro Eroles – Mogi Dutra) - 9h às 11h
16/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante
19/05: Operação Travessia Segura (Terminal Estudantes)
20/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante (Colégio Raízes) - 8h30 às 15h30
21/05: Palestra na concessionária CS Brasil
22/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante - 8h30 às 15h30
23/05: Palestra na empresa Rayflex; Operação Direção Segura e Escola Mirim de Trânsito Itinerante (Estacionamento do Hipermercado Shibata - Vila Industrial)
25/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante (Parque Centenário) - 9h às 11h
26 e 27/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante (EM. Professora Heliana Mafra Machado de Castro) - 8h30 às 15h30
28/05: Palestra no Semae - 9h às 11h e 14h às 16h
29/05: Simulador de Impacto (Largo do Rosário) - 9h às 13h
30/05: Projeto Terceira Idade em Foco (Vila Dignidade) - 8h às 10h
Santa Isabel
Nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), a partir das 14h, a Prefeitura de Santa Isabel realiza a Jornada Multidisciplinar de Segurança no Trânsito. O evento será realizado no Auditório Ofélia Cianflone na Secretaria de Cultura.
De acordo com a administração municipal, o objetivo é aprimorar os conhecimentos relacionados à segurança no trânsito e a direção defensiva. As palestras são direcionadas para motoristas em geral, especialmente para os funcionários da Central de Transporte Sanitário e servidores públicos.
Suzano
Suzano conta com três ações práticas destinadas a crianças e jovens. Nesta terça-feira (13), o Parque Max Feffer receberá o projeto Na pista certa - uma cidade que vai até a sua cidade em parceria com a Fundácion Mapfre.
No local, um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante será montado, com monitores treinados para atender até 2 mil crianças de 5 anos a 11 anos.
A segunda atividade acontecerá nos dias 21, 22, 26 e 27, nas escolas municipais Vereador Waldemar Calil (Cidade Boa Vista), Professora Nizilda Alves de Godoy (Fazenda Aya); Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida (Bairro dos Moreiras); Professora Mércia Amaral Andrade de Brito (Casa Branca); e Professora Sonia Regina Alonso Ostermayer (Recanto São José).
Alunos do fundamental I (entre 6 a 10 anos) das instituições assistirão o Teatro de Fantoche do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O objetivo da peça é dar dicas de maneira lúcida e divertida para as crianças.
A terceira iniciativa acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio, das 10h às 13h30, um simulador de impacto será instalado na Escola Técnica de Suzano (Etec). O equipamento será destinado aos alunos do último ano do Ensino Médio.
No dia 19, equipes de conscientização estarão na Praça dos Expedicionários em uma ação de conscientização em relação à sinalização nas ruas, com o lema: "lema “Toda faixa de pedestre é um sinal. Sinal de respeito”.
Leia também
Movimento acima da média causa congestionamento na rotatória do Mogilar
Após quase 5 anos sem fiscalização, radares devem voltar a funcionar este mês na Mogi-Salesópolis e Mogi-Guararema
Alto Tietê tem redução de 33,3% nas mortes no trânsito em março, aponta Infosiga
Por que os crimes prescrevem? I g1 Explica
Assista a mais notícias do Alto Tietê
Divulgação/PMMC
A edição 2025 do Maio Amarelo tem como tema "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana". No Alto Tietê, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Suzano já divulgaram as ações que acontecem durante a campanha.
O Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
O g1 fez um levantamento das ações nas dez cidades do Alto Tietê. Biritiba-Mirim informou que vai divulgar as atividades na segunda quinzena de maio e Guararema afirmou que os eventos estão sendo preparados e serão anunciados em breve.
Já Arujá, Poá e Salesópolis não responderam aos questionamentos do g1.
Para Erico Francisco Innocente, professor de engenharia de tráfego e transporte urbano da Universidade Presbiteriana Mackenzie de Campinas, a ação traz impactos positivos nos condutores até mesmo no exterior. "Verificamos que em várias regiões específicas no exterior que o impacto é muito grande. O motorista é maior beneficiado nessa história toda, que entende a maneira de conduzir o veículo dentro do espaço das vias. Chamar atenção, principalmente, com a sinalizações semafóricas", disse.
Na visão do especialista, o motorista precisa entender a responsabilidade de assumir o volante de um carro. "Ele não pode achar que está em um ambiente onde ele cria situações. Precisa fazer parte do sistema e ser muito responsável".
Para o professor, a campanha se torna ainda mais importante em nível regional. "Infelizmente muitos não possuem conhecimento sobre as informações dentro da via pública. Ela é um espaço entre o alinhamento predial dos dois lados. A via nasce e permanece como nasceu por vários anos. O que vemos é uma fluência maior de veículos e o espaço fica pequeno. A educação é primordial nisso", analisou.
Infosiga
Segundo o Infosiga, o número de mortes no trânsito do Alto Tietê caiu 33,33% em março. No total, foram 16 mortes contabilizadas, contra 24 no mesmo período do ano passado. Entre as vítimas, 14 eram homens e duas eram mulheres. Do total de acidentes com mortes, seis eram pedestres, cinco envolveram motocicletas, quatro envolveram carros e um foi com um caminhão.
Em relação ao tipo do acidente, sete foram atropelamentos, cinco foram colisões, dois foram choques e outros dois não foram informados.
Os 16 acidentes de março se dividiram entre sete municípios do Alto Tietê, sendo eles Arujá, Biritiba-Mirim, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A cidade da região que mais registrou acidentes com morte foi Mogi das Cruzes, com sete.
Para Innocente, a maior parte das causas dos acidentes pode estar relacionada a falta de responsabilidade do motorista.
"Os carros estão mais seguros. Quem está no veículo, tem todos os dispositivos de segurança instalados. O pedestres e os motociclistas acabam levando a pior. Os airbags e a forma como o chassi são preparados absorvem muito o impacto, além do porte do automóvel. O problema é a alta velocidade e de postura ao assumir volante após ingerir álcool. Tudo isso vai por água abaixo. É a falta de responsabilidade", finalizou.
Confira as ações do Maio Amarelo no Alto Tietê
Ferraz de Vasconcelos
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos informou que a programação conta com com blitzs educativas, teatro interativo nas escolas, atividade especial na Escola do Agente de Trânsito Mirim e ação educativa em torno das unidades de ensino.
O telefone para mais informações é o 4674-4000.
Itaquaquecetuba
De acordo com a Prefeitura de Itaquaquecetuba, o cronograma envolve aulas em escolas municipais, teatro para idosos e blitz educativa. A novidade deste ano é o simulador de impacto com realidade virtual.
Segundo a administração municipal, os alunos serão orientados sobre os cuidados no trânsito e segurança. Serão disponibilizados materiais audiovisuais e uma faixa de pedestres para simular como atravessar a rua de forma segura.
No dia 22, das 8h às 13h, um simulador de impacto com realidade virtual estará na Praça Padre João Álvares. O equipamento O equipamento combina a sensação física de uma colisão frontal com recursos audiovisuais por meio de óculos com vídeo imersivo. A ideia é reforçar a importância sobre o uso de cinto de segurança.
A ação é realizada em parceria com a Ecopista e contará com a participação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de SP, da Polícia Rodoviária Estadual e membros do Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI).
O equipamento combina a sensação física de uma colisão frontal com recursos audiovisuais através de um óculos com vídeos. O objetivo é reforçar a importância do uso do cinto de segurança.
Neste dia, segundo a Prefeitura, também haverá uma blitz educativa no local. A ação abordará acidentes de trânsito e suas consequências.
No dia 28 de maio, das 9h às 12h, uma apresentação teatral marca o encerramento da campanha na sede do Cemi. A peça falará sobre atitudes seguras com a participação dos idosos. O Cemi fica na Avenida Ítalo Adami, 136, na Vila Zerefina.
Mogi das Cruzes
Em Mogi das Cruzes, a campanha acontece até o dia 30 de maio. Neste período, diversas atividades serão realizadas no município. Entre a programação estão visitas em escolas, palestras, operações e a instalação de um simulador de impacto no Largo do Rosário.
13 e 14/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante (CEIM Professora Luiza Conceição da Silva - Jundiapeba) - 8h30 às 15h30
15/05: Pit Stop Motociclistas (Rodovia Pedro Eroles – Mogi Dutra) - 9h às 11h
16/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante
19/05: Operação Travessia Segura (Terminal Estudantes)
20/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante (Colégio Raízes) - 8h30 às 15h30
21/05: Palestra na concessionária CS Brasil
22/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante - 8h30 às 15h30
23/05: Palestra na empresa Rayflex; Operação Direção Segura e Escola Mirim de Trânsito Itinerante (Estacionamento do Hipermercado Shibata - Vila Industrial)
25/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante (Parque Centenário) - 9h às 11h
26 e 27/05: Escola Mirim de Trânsito Itinerante (EM. Professora Heliana Mafra Machado de Castro) - 8h30 às 15h30
28/05: Palestra no Semae - 9h às 11h e 14h às 16h
29/05: Simulador de Impacto (Largo do Rosário) - 9h às 13h
30/05: Projeto Terceira Idade em Foco (Vila Dignidade) - 8h às 10h
Santa Isabel
Nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), a partir das 14h, a Prefeitura de Santa Isabel realiza a Jornada Multidisciplinar de Segurança no Trânsito. O evento será realizado no Auditório Ofélia Cianflone na Secretaria de Cultura.
De acordo com a administração municipal, o objetivo é aprimorar os conhecimentos relacionados à segurança no trânsito e a direção defensiva. As palestras são direcionadas para motoristas em geral, especialmente para os funcionários da Central de Transporte Sanitário e servidores públicos.
Suzano
Suzano conta com três ações práticas destinadas a crianças e jovens. Nesta terça-feira (13), o Parque Max Feffer receberá o projeto Na pista certa - uma cidade que vai até a sua cidade em parceria com a Fundácion Mapfre.
No local, um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante será montado, com monitores treinados para atender até 2 mil crianças de 5 anos a 11 anos.
A segunda atividade acontecerá nos dias 21, 22, 26 e 27, nas escolas municipais Vereador Waldemar Calil (Cidade Boa Vista), Professora Nizilda Alves de Godoy (Fazenda Aya); Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida (Bairro dos Moreiras); Professora Mércia Amaral Andrade de Brito (Casa Branca); e Professora Sonia Regina Alonso Ostermayer (Recanto São José).
Alunos do fundamental I (entre 6 a 10 anos) das instituições assistirão o Teatro de Fantoche do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran). O objetivo da peça é dar dicas de maneira lúcida e divertida para as crianças.
A terceira iniciativa acontece nos dias 28, 29 e 30 de maio, das 10h às 13h30, um simulador de impacto será instalado na Escola Técnica de Suzano (Etec). O equipamento será destinado aos alunos do último ano do Ensino Médio.
No dia 19, equipes de conscientização estarão na Praça dos Expedicionários em uma ação de conscientização em relação à sinalização nas ruas, com o lema: "lema “Toda faixa de pedestre é um sinal. Sinal de respeito”.
Leia também
Movimento acima da média causa congestionamento na rotatória do Mogilar
Após quase 5 anos sem fiscalização, radares devem voltar a funcionar este mês na Mogi-Salesópolis e Mogi-Guararema
Alto Tietê tem redução de 33,3% nas mortes no trânsito em março, aponta Infosiga
Por que os crimes prescrevem? I g1 Explica
Assista a mais notícias do Alto Tietê
Para ler a notícia completa, acesse o link original:
0 curtidas
Notícias Relacionadas
Não há mais notícias para carregar
Comentários 0