Linnpy

G
G1
5h

É #FAKE que Janja foi barrada com malas de dinheiro em aeroporto na Rússia

Seu novo lar espera por você na zona sul
Seu novo lar espera por você na zona sul
Essa charmosa casa de condomínio está disponível para locação na Zona Sul
Ambar Patrocinado
É #FAKE que Janja foi barrada com malas de dinheiro em aeroporto na Rússia
Publicações nas redes sociais afirmam que primeira-dama se envolveu em incidente durante viagem internacional, o que não ocorreu. Vídeo engana ao dizer que Janja foi presa na Rússia
g1
Circulam nas redes sociais vídeos dizendo que a primeira-dama Janja Silva foi barrada em um aeroporto em Moscou, na Rússia, com malas de dinheiro obtido com desvios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É #FAKE.
selo fake
g1
? O que dizem as publicações mentirosas?
Posts publicados neste domingo (11) no TikTok e em outras redes alegam que Janja foi interceptada no aeroporto de Moscou com malas "recheadas de real e dólar", fruto de fraudes e desvios do INSS.
O vídeo mostra uma sucessão de fotos, nas quais aparecem a própria primeira-dama, depois ela ao lado de Lula e de Vladmir Putin, presidente da Rússia, imagens de malas em um aeroporto e de um prédio do INSS. Enquanto isso, a narração afirma: "As malas estavam recheadas de reais e dólares, totalizando milhões. E o pior: fontes alegam que o dinheiro teria origem no INSS brasileiro. A suspeita levantou um verdadeiro incêndio diplomático com os russos querendo explicações imediatas. Janja teria dito que era apoio humanitário, mas os russos não compraram".
⚠️ Por que a publicação é falsa?
Janja chegou à Rússia em 3 de maio de 2025, quatro dias antes de Lula pousar em Moscou. A comitiva presidencial participou da comemoração, em 9 de maio de 2025, dos 80 anos da vitória das tropas da União Soviética e demais países aliados contra a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
Procurada pelo Fato ou Fake, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom) desmentiu que Janja se envolveu em qualquer incidente diplomático durante a ida de Lula à Rússia.
"São absolutamente falsas as informações que circulam sobre a viagem da primeira-dama à Rússia. A viagem foi realizada em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), dentro dos trâmites legais e com total transparência. Rejeitamos categoricamente a invenção absurda de que teria sido levada uma elevada quantidade de malas bem como qualquer menção a incidentes com a bagagem — nada disso ocorreu, nem foi registrado por qualquer autoridade responsável", diz a nota oficial.
Não houve qualquer registro oficial de prisão de Janja durante toda a passagem da comitiva presidencial pela Rússia, que em 10 de maio de 2025 embarcou com destino à China.
Ao longo dos últimas dias, a primeira-dama publicou, em seu Instagram, fotos da viagem, mostrando que chegou ao país asiático. Em um desses registros (veja abaixo), ela aparece ao lado da ex-presidente Dilma Rousseff na pré-estreia local do filme "Ainda estou aqui", ganhador do Oscar melhor filme internacional.
Em 13 de maio de 2025, o blog Andréia Sadi no g1 relatou que Janja criou um constrangimento em um encontro entre a delegação brasileira e Xi Jinping, presidente da China. Na ocasião, ela pediu a palavra e criticou a rede social chinesa TikTok, afirmando que a plataforma representa um desafio em meio ao avanço da extrema direita no Brasil. Nas palavras de um ministro, ninguém entendeu "nem o tema nem o pedido" para se pronunciar em um evento que não previa falas.
Foto da primeira-dama em pré-estreia do filme 'Ainda Estou Aqui' na China
Reprodução
? Qual é o contexto da citação ao INSS?
Em 23 de abril de 2025, uma operação deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) revelou um esquema bilionário de fraudes no INSS. O esquema consistia em descontar valores irregulares de beneficiários, sem qualquer autorização, como se eles tivessem se tornado membros de associações e sindicatos de aposentados.
Segundo as investigações, essas entidades ofereciam serviços como desconto em academias e planos de saúde, mas não tinham estrutura para tal. Dessa forma cobravam mensalidades, descontadas dos benefícios de aposentados e pensionistas. Os desvios ocorreram entre 2019 e 2024 e podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
Vídeo engana ao dizer que Janja foi presa na Rússia
g1
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar