Linnpy

G
G1
4h

Prefeitura acata pedido do MPPA para impedir acesso de veículos à Praça Rodrigues dos Santos

Prefeitura acata pedido do MPPA para impedir acesso de veículos à Praça Rodrigues dos Santos
Município pediu prazo de 30 dias para fazer trabalho de educação patrimonial com população antes de bloquear o acesso de veículos à praça. Praça Rodrigues dos Santos em Santarém é considerada a primeira praça do município
Arquivo/g1
Em reunião recente com a 13ª Promotoria de Justiça do MPPA, em Santarém, oeste do Pará, em que foi apresentado o projeto de revitalização da Praça Rodrigues dos Santos, representantes do governo municipal informaram que a Prefeitura vai acatar a sugestão de isolamento da praça para impedir o acesso de veículos. Na ocasião, foi solicitado prazo de 30 dias para a execução da medida.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com os representantes do município, o prazo é necessário para que a prefeitura promova ações de educação patrimonial, informando à população sobre os motivos do isolamento da praça.
"Após várias reuniões com o Ministério público e discussões de um grupo de trabalho formado por várias secretárias, e com a autorização do prefeito José Maria Tapajós, nós chegamos a conclusão da necessidade de isolamento da praça e da sua revitalização. Cabe à Seminfra providenciar barreiras para impedir que os carros adentrem esse local para preservar os artefatos históricos que lá existem. Então, nós pedimos esse prazo de 30 dias para confeccionar as barreiras para o bloqueio necessários aos trabalhos de revitalização dessa praça tão importante, que é a mais antiga de Santarém, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Sérgio Melo.
Ainda de acordo com o titular da Seminfra, enquanto as barreiras são confeccionadas, será feito um trabalho de orientação e conscientização com as pessoas que têm utilizado a praça para estacionamento de veículos.
"Será feito todo um trabalho de orientação antes do bloqueio da praça para acesso de veículos. Futuramente essa praça será um espaço de lazer, de contemplação, de eventos históricos, preservando ao máximo e interferindo o mínimo possível na sua estrutura atual", destacou.
O MPPA concordou com a concessão do prazo e já expediu ofício à prefeitura, solicitando o bloqueio do tráfego de veículos, em 30 dias.
A Recomendação para que o município providencie o isolamento da área da praça onde há material arqueológico, como forma de garantir o salvamento do sítio Aldeia, que foi exposto a partir de obra iniciada pela prefeitura, e pelo uso da área do entorno da praça como estacionamento, foi expedida pelo MPPA em 2024.
IHGTap e Ufopa fazem levantamento histórico e arqueológico na Praça Rodrigues dos Santos
Salvamento emergencial
Ofícios serão enviados pelo MPPA ao Iphan e à prefeitura, solicitando que sejam adotadas providências para o salvamento emergencial da praça Rodrigues dos Santos.
Também será solicitado à professora Denise Gomes, do Museu Nacional do Rio de Janeiro, que encaminhe informações arqueológicas sobre o sítio Aldeia, Laguinho e do Porto de Santarém, especificando as principais descobertas arqueológicas na área da praça Rodrigues dos Santos.
*Com informações do MPPA
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar