Linnpy

G
G1
9h

Acre inicia aplicação da nova vacina contra meningite em crianças de 12 meses; saiba o que muda

Acre inicia aplicação da nova vacina contra meningite em crianças de 12 meses; saiba o que muda
Atualização do esquema foi feita na dose de reforço, aplicada após as primeiras doses aos três e cinco meses. Antes, era feita a imunização com a meningo C e, agora, será utilizada a ACWY, que protege contra mais sorotipos. Vacina meningocócica ACWY começa a ser disponibilizada nas unidades de saúde do Acre
Arquivo/Agência Brasil
Com a ampliação estabelecida pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a meningite em crianças de 12 meses começa a ser aplicada com uma dose que protege contra mais tipos da doença no Acre a partir desta terça-feira (1).
? Participe do canal do g1 AC no WhatsApp
A nova aplicação já está disponível em todas as unidades de saúde do estado que fazem vacinação.
Para garantir a imunização, os pais só precisam levar a criança, um documento de identificação e o cartão de vacina em uma unidade de saúde.
De acordo com o monitoramento do ministério, que mostra a cobertura vacinal dos imunizantes disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), o Acre tem cerca de 79,4% de cobertura da vacina contra a meningite entre o público abaixo de um ano de vida.
Meningite: o que é, como ocorre a transmissão e o que fazer para se proteger
Já em crianças acima desta faixa, ou seja, da dose de reforço, a cobertura é de 87%.
A meningite ocorre quando há alguma inflamação das membranas que revestem o sistema nervoso central. A doença pode ser causada por micro-organismos, alergias a medicamentos, câncer e outros agentes.
Conforme o ministério, a atualização do esquema foi feita na dose de reforço, que é aplicada após as primeiras doses aos três e cinco meses de vida. Antes, era feita a imunização com a meningo C e, agora, será utilizada a ACWY, que protege contra mais sorotipos.
Esquema vacinal contra a meningite atualizado:
3 meses: 1ª dose - Meningocócica C (conjugada)
5 meses: 2ª dose - Meningocócica C (conjugada)
12 meses: Reforço - Meningocócica ACWY (conjugada)
“A mudança é extremamente importante, principalmente para o Acre, onde a cobertura vacinal infantil precisa ser mantida alta para evitar surtos e proteger as crianças. Agora, os pais devem ficar atentos e levar seus filhos de 12 meses para receber essa dose de reforço, que oferece uma proteção mais completa”, disse Renata Quiles, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações no Acre (PNI-AC), ao portal do governo.
LEIA MAIS
Com apenas 43% do público-alvo imunizado contra influenza no AC, Saúde reforça importância de vacinas: ‘Controlar e erradicar doenças’
AC registrou mais de 60 casos suspeitos de meningite e 13 confirmados em 2022, aponta Saúde
Saiba onde tomar a vacina contra a gripe em Rio Branco; Veja pontos de imunização
Segundo o governo federal, já são mais de 4,4 mil casos confirmados da doença no país este ano.
Meningite pode se manifestar de várias formas
VÍDEOS: g1

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar