Linnpy

G
G1
4h

Taxa de ocupação pediátrica da UPA chega a 200% e crianças aguardam transferência em Divinópolis

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Taxa de ocupação pediátrica da UPA chega a 200% e crianças aguardam transferência em Divinópolis
A taxa de ocupação foi registrada na sexta-feira (9) e diminuiu para 100% neste sábado (10). A Prefeitura disse que acionou a Secretaria de Estado de Saúde para ajudar em transferências pelo SUS. Unidade de Pronto Atendimento UPA Padre Roberto Divinópolis
UPA/Divulgação
A taxa de ocupação da ala pediátrica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto Cordeiro Martins, em Divinópolis, ultrapassou os 200% na sexta-feira (9). A informação foi confirmada pela Prefeitura, que disse também que solicitou ajuda da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e informou a situação ao Ministério Público.
? Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Segundo o Executivo, 11 crianças aguardavam transferência para leitos hospitalares, sendo duas delas em estado mais grave, necessitando de vaga em Centro de Terapia Intensiva (CTI). Neste sábado (10), a ocupação está em 100%, mas a seis crianças ainda aguardam transferência, inclusive as duas em estado grave.
Outras crianças estão em observação, com quadros que podem evoluir, sendo necessária a internação, disse a Prefeitura.
O município ressaltou que a equipe médica e enfermagem da unidade atua dentro da limitação da UPA. Contudo, segundo a Prefeitura, a responsabilidade pela regulação e transferência para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
O g1 entrou em contato com a SES-MG sobre a situação da UPA e aguarda retorno.
Dia D de vacinação contra a gripe em cidades do Centro-Oeste mineiro
Integração no Bairro: veja como foi o MG1 direto da Praça da Bíblia, em Divinópolis
Você viu? Mineiro celebra 118 anos, Divinópolis entre maiores consumidoras de bebida alcóolica e atropelamentos
Alerta
A Semusa alertou, ainda, para o aumento expressivo de casos de doenças respiratórias em Divinópolis. Os dados mostram que de janeiro a abril, os atendimentos por Síndrome Respiratória na UPA Padre Roberto cresceram 98%, enquanto os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram 91%.
Nas unidades de saúde da Atenção Primária, o crescimento foi de aproximadamente 86% no mesmo período. Diante do cenário, a Prefeitura orienta os pais e responsáveis a reforçarem os cuidados com bebês e crianças pequenas, que são mais vulneráveis às doenças respiratórias, principalmente neste período de baixas temperaturas.
Medidas como manter a vacinação em dia, evitar aglomerações, manter os ambientes ventilados e higienizar mãos e objetos com frequência são fundamentais para a prevenção.
? Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar