Linnpy

G
G1
5h

Bairros afastados ganham força no mercado imobiliário de Bauru com avanço da verticalização

Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Você sabia que pode ganhar dinheiro com a Linnpy?
Conheça nossa parceria com publisher. Você cadastra seu site em nossa plataforma, exibe nossos anúncios em seu sit...
Linnpy Oficial Patrocinado
Bairros afastados ganham força no mercado imobiliário de Bauru com avanço da verticalização
Descentralização e verticalização impulsionam novos empreendimentos com preços mais acessíveis e potencial de valorização. Arquiteto alerta para necessidade de contrapartidas de infraestrutura pela prefeitura e planejamento urbano. Construtores de Bauru investem em expansão imobiliária na zona sul do município
A dinâmica do mercado imobiliário em Bauru (SP) mudou ao longo do tempo. Se antes os empreendimentos se concentravam no Centro e na zona sul da cidade, hoje eles se espalham por bairros mais afastados.
? Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Segundo as construtoras que investem na cidade, esses imóveis mantêm a mesma qualidade de construção e acabamento, mas com preços mais baixos devido à localização.
Esse movimento acompanha o crescimento populacional do município. Segundo dados do Censo 2022, a população de Bauru chegou a 379.146 pessoas, um aumento de 10,24% em relação ao Censo de 2010. Ainda segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE), Bauru tem uma densidade demográfica de 567,85 habitantes por km².
Outra tendência que segue o padrão dos grandes centros urbanos com o aumento populacional da cidade é a verticalização, com a construção de prédios e apartamentos ao invés de loteamentos comuns ou condomínios de casas.
Bairros afastados ganham força no mercado imobiliário de Bauru com avanço da verticalização
Reprodução/TV TEM
Tiago Coelho é gerente de vendas de um dos novos empreendimentos localizados fora das áreas tradicionais de Bauru. O residencial, situado na região do Alto Paraíso, contará com 140 apartamentos, além de áreas de lazer como academia ao ar livre e churrasqueira.
"O que a gente observa, na maioria das vezes, é o potencial de valorização da região, considerando o que existe ao redor. Por exemplo, o empreendimento onde estamos hoje, no Balvano, na Maria Ranieri, está próximo às universidades e a avenidas principais que ligam aos principais pontos da cidade. É um local com grande potencial de valorização", explica.
A diferença de preços entre as regiões é significativa. Enquanto um apartamento em bairros historicamente mais valorizados custa, em média, R$ 250 mil, imóveis semelhantes em áreas mais afastadas podem ser encontrados por cerca de R$ 215 mil.
A cuidadora de idosos Maria Lúcia Rodrigues dos Santos aproveitou a oportunidade. Moradora de Bauru desde 2019, após mudar-se de Santos (SP), ela decidiu sair do aluguel e comprar seu próprio imóvel em um desses novos bairros.
"Surgiu a oportunidade, por ser mais barato, eu tentei conseguir. Compensa muito. É mais tranquilo, aqui é perto de tudo, já estamos acostumados a morar nessa região, e vale muito a pena sair do aluguel e ter algo que é nosso", afirma.
Maria Lúcia Rodrigues dos Santos aproveitou a oportunidade e comprou apartamento em Bauru mais barato
Reprodução/TV TEM
Verticalização e infraestrutura
Assim como a descentralização, a verticalização dos empreendimentos é uma tendência que também atrai novos moradores e impulsiona o desenvolvimento econômico das regiões mais afastadas.
No entanto, o aumento exponencial da população nessas áreas exige contrapartidas do poder público em infraestrutura.
Para o arquiteto e urbanista Eraldo Rocha, essas iniciativas devem ser acompanhadas por um planejamento urbano eficaz.
"Uma área que antes abrigava 50 unidades habitacionais pode passar a comportar 150, 250 ou até 350 unidades. Isso significa multiplicar exponencialmente a quantidade de pessoas usando a mesma malha de infraestrutura. Se não houver planejamento, surgirão muitos problemas", alerta.
Urbanista alerta para cuidados com verticalização de Bauru (SP)
Reprodução/TV TEM
Eraldo também vê a verticalização como uma tendência positiva para a cidade, desde que implantada com organização e responsabilidade.
"A verticalização é, em geral, benéfica para a cidade, mas precisa ser feita de forma planejada. Um bom empreendimento pode trazer investimentos e valorização para o bairro, mas isso precisa estar previsto desde o início do projeto", conclui.
Bairros afastados ganham força no mercado imobiliário de Bauru com avanço da verticalização
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar