Linnpy

G
G1
5h

Santarém recebe visita da imagem peregrina de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos

Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Precisa de dar um Up em suas redes sociais?
Chame no Whatsapp temos os melhores planos para cuidar de suas redes sociais
BID Midia Patrocinado
Santarém recebe visita da imagem peregrina de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos
Imagem da avó de Jesus percorre igrejas e lares em Santarém, levando fé e preparando os fiéis para a grande festa em Óbidos. Imagem peregrina de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos
Mauro Naian/Diocese de Óbidos
De 12 a 18 de maio, a Arquidiocese de Santarém recebe a imagem peregrina de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos, no oeste do Pará. A visita tem como objetivo fortalecer a fé dos católicos obidenses que vivem fora de sua cidade de origem, além de reunir devotos da avó de Jesus em momentos de oração e celebração.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A peregrinação começa oficialmente neste domingo ( 11) com a apresentação do cartaz da festividade e o envio da imagem a partir de Óbidos. Santarém será a primeira cidade a receber a visita, que depois seguirá para as capitais Belém (PA), Macapá (AP) e Manaus (AM).
As celebrações fazem parte da preparação para a Festividade de Senhora Sant’Ana, que ocorre de 13 a 26 de julho em Óbidos. O ponto alto será o 171º Círio da padroeira, que acontece no dia 13 de julho.
Programação da visita em Santarém:
12/05 – Chegada (Segunda-feira)
08h: Recepção no Terminal Hidroviário (Em seguida, ida para a Catedral Metropolitana) onde a imagem ficará exposta durante o dia.)
18h: Missa de abertura da visitação em Santarém na Catedral, oficializando o início da programação.
13/05 – Terça-feira – Visita nas residências agendadas
14/05 – Quarta-feira – 12h: Igreja Nossa Senhora Aparecida, bairro Aparecida.
15/05 – Quinta-feira – 19h30: Igreja de Sant’Ana, bairro Santana.
16/05 – Sexta-feira - 19h: Igreja Nossa Senhora das Graças, bairro Santa Clara.
17/05 – Sábado
16h: Residência de Ana Maria Sarrazin
19h: Igreja São Raimundo Nonato, bairro Aldeia. Após a Santa Missa, terá um momento de louvor no salão ao lado da igreja com a banda Samba Novo, com a presença da imagem peregrina.
18/05 –Domingo
10h30: Igreja São Francisco de Assis, bairro Caranzal.
19h: Encerramento na Igreja Nossa Senhora de Fátima, bairro de Fátima.
A coordenação informa que as visitas às residências podem ser agendadas antes ou depois das missas nas igrejas por onde a imagem irá passar, com um dos membros da comissão.
Festividade de Senhora Sant’Ana em Óbidos
O primeiro círio de Sant’Ana, padroeira da Diocese de Óbidos, segundo os registros históricos, ocorreu de modo terrestre em 1854, mas a partir de 1933 passou a ser realizado de modo fluvial, como acontece atualmente. Essa mudança foi uma iniciativa de jovens da época com o apoio do casal José Resende Marinho e Luiza Seixas Marinho.
Na época, a imagem de Sant’Ana foi levada para a residência deste casal com certa antecedência e ficou por vários dias, recebendo a visitação de muitos fiéis e devotos.
É importante frisar que naquela época não existia embarcação motorizada. Deste modo, no segundo domingo do mês de julho, a imagem de Sant’Ana saiu em procissão fluvial. Ela ia em um Igarité de madeira, sendo um batelão, ornada de flores taseizeiras, seguindo em direção à cidade e acompanhada por diversas canoas. Assim que chegou, foi recepcionada com queima de fogos e balões. Depois, a imagem seguiu em procissão até a igreja para a missa festiva.
A festa de Sant’Ana sempre começa todo segundo domingo do mês de julho e encerra no dia 26 de julho, dia em que a Igreja celebra os avós de Jesus, Sant’Ana e São Joaquim.
Em 2025, o Círio de Sant’Ana completa 171 anos, a contar desde o primeiro, realizado no dia 1854, de modo terrestre. Já o formato fluvial completa 87 anos de realização.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar