Linnpy

G
G1
4h

Polícia Federal apreende 5 carros de luxo de homem apontado como principal operador do esquema de fraudes no INSS

Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas e muito mais
Kit Costura Viagem Acessórios Agulhas Linha Tesoura Bolsa c/ Zíper Completo C/ 42 Peças
Shopee Patrocinado
Polícia Federal apreende 5 carros de luxo de homem apontado como principal operador do esquema de fraudes no INSS
O advogado-geral da União, Jorge Messias, disse que o governo estuda acabar com o desconto automático de entidades nas folhas de pagamento do INSS. Fraude no INSS: PF apreende carros de luxo de homem apontado como operador do esquema
A Polícia Federal apreendeu carros de luxo do suspeito de ser o principal operador das fraudes de descontos irregulares no INSS.
A operação teve como alvo veículos de Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido, segundo a própria Polícia Federal, como "Careca do INSS". Antunes é considerado personagem central nas fraudes. A polícia afirmou que ele é sócio de 22 empresas. Segundo a PF, pelo menos quatro delas recebiam dinheiro das entidades envolvidas e eram usadas para lavar os recursos.
A investigação mostra que o "Careca do INSS" movimentava o dinheiro entre as empresas para dificultar o rastreamento desses valores e, depois, repassava o dinheiro para empresas e parentes dos servidores do INSS que, de acordo com a polícia, participavam da fraude. A investigação identificou uma frota de 12 veículos de alto custo em nome de Antunes, que estava tentando vender esses carros para conhecidos.
Polícia Federal apreende 5 carros de luxo de homem apontado como principal operador do esquema de fraudes no INSS
Jornal Nacional/ Reprodução
Nesta terça-feira (20), a Polícia Federal apreendeu cinco carros. A localização foi informada à PF pela senadora Damares Alves, do Republicanos, que recebeu uma denúncia anônima. A senadora tem um escritório no mesmo prédio em que os carros foram apreendidos, em uma área comercial na região central de Brasília.
A AGU - Advocacia Geral da União busca confirmar se as entidades, associações e pessoas envolvidas no esquema usaram criptomoedas para esconder o dinheiro desviado de aposentados e pensionistas. O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que pediu à Justiça o rastreio desses recursos junto a corretoras.
Messias disse também que o governo estuda acabar com o desconto automático de entidades nas folhas de pagamento do INSS:
"Neste momento, o governo está refletindo o risco e, digamos assim, os elementos de controle para ver se é o caso ou não de manter esse modelo. Aparentemente, há uma avaliação de que o risco e a fragilidade do sistema não compensam”, disse.
O Ministério Público Federal encaminhou nesta terça-feira (20) um ofício ao Ministério da Previdência e ao INSS recomendando o ressarcimento, em 30 dias, das vítimas mais vulneráveis - como quilombolas, indígenas, aposentados por atividades rurais e quem recebe até um salário mínimo de benefício. Também defendeu que o governo viabilize, com a máxima urgência possível, o atendimento presencial dos beneficiários - hoje, o atendimento só é feito via aplicativo, pelo site do INSS ou pelo telefone 135. O governo tem 15 dias para responder ao ofício.
A assessoria de Antonio Carlos Antunes afirmou que os carros apreendidos nesta terça-feira (20) estão com a documentação em dia e impostos pagos; que o comércio de veículos é uma das atividades empresariais de Antunes; que ele nega as acusações e que está disposto a colaborar com a Justiça.
LEIA TAMBÉM
Fraudes no INSS: veja períodos em que número de associados mais cresceu nas entidades investigadas
Fraude no INSS: em quase 5 anos, número de descontos aumentou 250%; repasses subiram 650%
PF apreende carros de luxo do 'Careca do INSS' em garagem em Brasília

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar