Linnpy

G
G1
4h

Escritora de Cabo Frio vai representar o Brasil em festival mundial da poesia na Romênia

Esta em busca de aumentar suas vendas?
Esta em busca de aumentar suas vendas?
Serviço completo para gestão de midias sociais, Anuncie no Instagram, Facebook e Linnpy
BID Mídia Patrocinado
Escritora de Cabo Frio vai representar o Brasil em festival mundial da poesia na Romênia
Além do festival, Izabelle Valladares fará ações culturais em escola referência no ensino de português no país. Além do festival, Izabelle Valladares fará ações culturais em escola referência no ensino de português no país
divulgação
A escritora Izabelle Valladares, moradora de Cabo Frio, na Região dos Lagos, terá uma missão importante: Ela será a única representante brasileira em uma feira de poesia que acontecerá em setembro, em Bucareste, na Romênia.
Presidente da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte), ela foi convidada pela Embaixada do Brasil no país, em parceria com o Museu da Literatura de Bucareste, para liderar a delegação brasileira no evento.
Além de participar do festival, Izabelle também terá uma agenda de atividades culturais no Colégio Teórico Eugen Lovinescu, uma das instituições mais prestigiadas da Romênia no ensino da língua portuguesa, atendendo milhares de estudantes romenos que se dedicam a aprender o idioma e conhecer mais sobre a cultura brasileira.
Izabelle Valladares , com alunos do Colégio Teológico Eugen Lovinescu, na Romênia
Divulgação
"Levar nossa literatura, nossos livros e nossa língua para tão longe é uma emoção que não cabe em palavras. Representar o Brasil, e especialmente minha amada Região dos Lagos, nesse cenário internacional, é uma realização pessoal e profissional", afirma Izabelle.
A trajetória até essa conquista, segundo a escritora, foi construída passo a passo ao longo dos anos. Durante um período de sua vida, ela viveu como nômade digital, morando um mês em cada país, o que lhe permitiu criar conexões culturais em diferentes lugares. Foi nesse contexto que ela morou na Romênia e teve a oportunidade de estreitar laços com a Embaixada do Brasil em Bucareste.
"Poucas associações brasileiras atuam no Leste Europeu, e a Literarte conseguiu abrir esse caminho. Fiz uma apresentação no Liceu, uma escola com mais de 1.300 alunos que falam português, ligada ao Instituto Camões. Foi uma experiência transformadora. Ali viram o potencial do nosso trabalho cultural e abriram as portas para essa missão que tanto me orgulha", relembra.
A delegação brasileira será formada ainda pelos poetas Pietro Lemos Costa, Evanir Pinheiro (Eva Potiguara) e Bernadete Saidelles, que vão reforçar as ações de intercâmbio cultural durante o festival.
A missão tem o apoio institucional da Embaixada do Brasil em Bucareste. Em ofício oficial, o embaixador Ricardo Guerra de Araújo destacou a importância da participação brasileira como uma ponte de fortalecimento das relações culturais e diplomáticas entre os dois países, ressaltando ainda o papel estratégico da literatura nesse cenário.
A Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte) foi fundada em 10 de julho de 2010, iniciando oficialmente suas atividades em outubro do mesmo ano. Para 2025, a associação prepara uma série de novos projetos culturais e literários.

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar