Linnpy

G
G1
8h

Congadar refaz promessa dos Tincoãs e ‘preparado’ de Jovelina Pérola Negra no terceiro álbum da banda mineira

Congadar refaz promessa dos Tincoãs e ‘preparado’ de Jovelina Pérola Negra no terceiro álbum da banda mineira
Com sete músicas inéditas e três regravações, álbum ‘Aprendi com meus antepassados’ sai em 18 de julho e tem participação de Teresa Cristina. A banda mineira Congadar conecta a ancestralidade ao afrofuturismo no álbum ‘Aprendi com meus antepassados’
Davi Mello / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Banda que perpetua tradições do congado mineiro, mas harmonizando o toque cruzado das caixas e o lamento das marchas entoadas em três vozes com timbres de guitarra e marcações de bateria, Congadar chega ao terceiro álbum, Aprendi com meus antepassados, em sete anos de atividade.
Com 10 músicas, sendo sete temas de autoria dos integrantes do grupo e três regravações de temas de repertório alheios, o álbum Aprendi com meus antepassados tem lançamento programado para 18 de julho – um ano após a gravação, a mixagem e a masterização do disco, feitas em julho de 2024 no estúdio ForestLab com produção musical de Giuliano Fernandes, guitarrista do grupo.
No álbum Aprendi com meus antepassados, idealizado com a intenção de conectar a ancestralidade com o afrofuturismo, Carlos Saúva (caixa e voz), Filipe Eltão (caixa e voz), Wesley Pelé (caixa, patangome e voz), o já mencionado Giuliano Fernandes (guitarra e voz), Marcão Avellar (baixo) e Sérgio DT (bateria) cantam repertório que reverencia o passado, mestre dos músicos do septeto.
Dá licença (Marcão Avellar e Bruno Batista), Risca ponto (Marcão Avellar e Giuliano Fernandes), Semente raiz (Bruno Batista), Fundido chão (Lorenzo Kaverna, Bruno Batista e Marcão Avellar), Legado Orum (Giuliano Fernandes e Marcão Avellar), Dança pra Oyá (Marcão Avellar e Giuliano Fernandes) e Senhor Xaxará (Giuliano Fernandes e Marcão Avellar) são as sete músicas inéditas que compõem a parcela autoral do repertório do álbum Aprendi com meus antepassados.
Inseridas dentro desse contexto de louvação ao passado e à ancestralidade, as três regravações do repertório são Promessa ao Gantois (Mateus Aleluia e Dadinho, 1975), Oxalá (Berimbau e Ildázio Tavares, 1978) – tema apresentado por Eloah no álbum Os orixás (1978) – e Preparado da vovó (Jovelina Pérola Negra, Zeca Sereno e Dom Tatão, 1986), música do primeiro álbum da cantora carioca Jovelina Pérola Negra (1944 – 1998), Pérola Negra (1986).
Composição lançada há 50 anos pelo grupo baiano Os Tincoãs no álbum O africanto dos Tincoãs (1975), Promessa ao Gantois é refeita pela banda Congadar em gravação com a cantora carioca Teresa Cristina.
O álbum Aprendi com meus antepassados sucede o EP Morro das Três Cruzes (2023) na discografia da banda Congadar, cujo primeiro álbum, Retirante, foi lançado em 2019.
Capa do álbum ‘Aprendi com meus antepassados’, da banda Congadar
Divulgação

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar