Linnpy

G
G1
2h

Música que marca o retorno de Pedro Ortaça será lançada nesta terça-feira

Música que marca o retorno de Pedro Ortaça será lançada nesta terça-feira
O projeto foi gravado no dia 15 de julho ao lado do filho, na aldeia guarani do distrito de Buriti, no interior de Santo Ângelo, e no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões.
Rose Ortaça
A música "Pena Guarany", que marca o retorno do músico Pedro Ortaça, será lançada nesta terça-feira (5). O artista de 83 anos estava afastado após um tratamento de edema pulmonar e pneumonia. A obra está prevista para ir ao ar no canal de Gabriel Ortaça, filho do artista, a partir das 18h15.
O projeto foi gravado no dia 15 de julho ao lado do filho, na aldeia guarani do distrito de Buriti, no interior de Santo Ângelo, e no Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões. Celebra, também, os 400 anos das Missões que serão comemorados em 2026. Para Gabriel, o retorno do pai é de uma emoção incomparável.
"Às vezes o artista passa por várias situações na vida pessoal, mas tem que continuar cantando pra alegrar as pessoas. É a missão dele, nos serve de exemplo todos os dias. Pra mim, é o maior cantor do Rio Grande", disse.
? Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A composição feita por Vaine Darde aborda a resistência à opressão histórica e atual sofrida pelos povos indígenas, especialmente os Guarani, após a colonização. "A letra estava guardada há 10 anos no violão do pai. Um ano atrás peguei e fiz uma melodia. Mostrei, o pai gostou e me ajudou a colocar o estilo dele na música", contou Gabriel.
"Pena Guarany" será a primeira no repertório do artista com acompanhamento de violino. O instrumento foi gravado por Douglas Mendes, de maneira remota. O músico morreu em junho deste ano, de câncer, e tinha o sonho de gravar com o Tronco Missioneiro.
LEIA TAMBÉM:
Cantor tradicionalista Pedro Ortaça retorna às gravações após meses em tratamento médico no RS e lançará música ao lado do filho
Cantor tradicionalista Pedro Ortaça é hospitalizado no RS para tratar pneumonia; 'peço orações e carinho', diz filha
Pedro Ortaça recebe título de Doutor Honoris Causa pela UFSM
"O violino era usado nas Missões há 400 anos. Os índios tocavam e aprenderam a confeccionar os próprios instrumentos com os jesuítas", explicou, Gabriel.
Ortaça irá receber o título Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em 24 de outubro, em São Luiz Gonzaga. O título une reconhecimento acadêmico e cultural. Em abril, o artista recebeu o mesmo título da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
*Colaborou Felipe Matiasso

Para ler a notícia completa, acesse o link original:

Ler notícia completa

Comentários 0

Não há mais notícias para carregar